Alunos do Ensino Médio e a Prática de Pesquisa de Campo na disciplina de História: construindo reflexões e aprendizagens sobre o papel do migrante em Roraima
Resumo
Este trabalho tem como objetivo conhecer as percepções dos alunos de duas turmas do ensino
médio (3o ano) sobre realização da pesquisa de campo na disciplina de História além de
refletirem sobre o papel do migrante na construção da história do estado por meio de sua
prática como pesquisador. Desse modo, foi organizada um questionário com 6 perguntas
abertas nas quais os alunos responderam sobre os significados do trabalho, se já haviam feito
algo parecido, como se sentiram no papel de pesquisadores, entre outras questões que também
incluem o tratamento do migrante na história local. Os resultados mostraram que para 95%
dos entrevistados é “muito importante” tratar da história local na disciplina de História; 65%
mencionou que ainda não conhecia a História de Roraima e 85%, nunca tinham feito pesquisa
de campo na disciplina, considerando “muito relevante” esse tipo de atividade ao aprendizado
escolar e da abordagem do migrante como parte importante da história do Estado