dc.contributor.author | Pereira, Maria Luiza Viana | |
dc.contributor.author | Sanches, Tiago Costa | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T14:19:53Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T14:19:53Z | |
dc.date.issued | 2018-01-15 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, MARIA LUIZA VIANA; SANCHES, TIAGO COSTA. ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA UFPR.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78046-ENSINO-DE-HISTORIA-DA-AFRICA-NOS-CURRICULOS-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES--ESTUDO-EXPLORATORIO-DA-UFPR>. Acesso em: 12/11/2018 14:17 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-85-5722-053-9 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4212 | |
dc.description | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do
ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em
um pré-projeto sobre as perspectivas de África presentes nos currículos na formação inicial de
professores a partir de 2012 na primeira turma da disciplina História da África na Universidade
Federal do Paraná. Portanto, o objetivo deste estudo é verificar se o currículo se propõe a discutir as
propostas da lei 10639 considerando esta proposta na formação do professor de história. Neste sentido,
através de uma breve análise das bibliografias que abordam os temas África e relações África-Brasil
no curso História da África para licenciatura em História investigamos quais conteúdos históricos
estão presentes no currículo de formação de professores. Cabe ressaltar importância de estudar os
temas África e afro-brasileiros elencados na legislação sobre pressupostos da própria ciência de
referência, reconstruindo assim a partir de uma perspectiva traumática dessas relações históricas o
processo de orientação histórica dos alunos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNILA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Even3 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.title | Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |