As conexões de saberes através da disputa rimática nos duelos de MCs em Belo Horizonte
Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo investigar como se constroem as conexões de saberes dos jovens
rappers que participam nos duelos de MCs localizado embaixo do viaduto Santa Tereza na cidade de
Belo Horizonte. O movimento hip-hop na cidade surgiu entre as décadas de 80 e 90, quando alguns
grupos foram apropriando-se de espaços públicos na cidade. A música enquanto momento de fruição,
lazer e conhecimento está intimamente ligada à cultura juvenil contemporânea, incorporada hoje como
elemento educativo e nos projetos de políticas públicas. Ela também pode apresentar-se como
interlocutora dos jovens com a sociedade em geral. Para eles existe uma fundamentação no
movimento hip-hop que é da consciência do indivíduo no movimento e consigo mesmo, buscando
enaltecer o papel de cada um dentro da sociedade e sua conduta ética. Para balizar nosso
entendimento, dialogamos com Dayrell (2006, 2011), Arroyo (2012), Sposito (2007), Magnani (2007)
dentre outros. Diante disso, além das análises documentais nos vários suportes de informações,
também se optou pelo acompanhamento de quatro jovens no universo do movimento hip-hop. Assim,
concluímos que os jovens que participam do movimento hip-hop e nos duelos de MCs agem como um
agente social que tem uma missão: ser/estar no rap é uma bandeira que deve ser articulada como
processo de transformação da realidade e do sujeito. Também estabelecem um ato pedagógico, pois
todo esse processo se dá pela interação e mediação entre suas vivências e experiências, trocas
simbólicas e produção de sentidos de saberes e fazeres, que se relacionam ao ato de ensino-
aprendizagem