Cidadania e educação: história local como meio de desenvolvimento da cidadania
Visualizar/ Abrir
Data
2018-01-15Autor
Debald, Blasius Silvano
Almeida, Bruna Kalb de
Paiva, Daniela Andressa Minuceli de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estudo analisa o desenvolvimento da cidadania e o processo de
humanização em crianças e adolescentes a partir da História local. O viés
investigativo é norteado pela educação não formal em um bairro de Foz do Iguaçu -
PR. Considerando que a comunidade atendida se encontra em uma região de
vulnerabilidade social e marginalização dos processos de desenvolvimento humano,
a finalidade é propor atividades através da aplicação do Projeto Cidadania e
Humanização realizado a partir de 2017 no local. A questão norteadora orienta-se
pela observação de mudança do comportamento dos participantes em relação aos
aspectos de cidadania e humanização. A metodologia a ser aplicada é a da História
Oral e de Vida. Procura-se mapear, ainda, um desenvolvimento do sentimento de
pertencimento e de identidade junto à comunidade. Espera-se que os processos de
estudo da História local desencadem um senso de responsabilidade social, cidadã e
maior integração entre os componentes comunitários