A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
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Data
2018-01-15Autor
Goes, Andrew Cesar de
Souza, Éder Cristiano de
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A Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, tem sido tema de pesquisa e
debate desde a época do fim do conflito em 1870. Ao largo deste período diversas
interpretações, abordagens e métodos historiográficos produziram mudanças nas formas
de narrar essa história, sendo possível destacar três grandes vertentes historiográficas
sobre o conflito: a versão tradicionalista; revisionista; e a neorrevisionista. O presente
trabalho toma como fonte de investigação manuais didáticos de história, entendidos
como fontes para análise da cultura escolar (FORQUIN, 1993) e da cultura histórica
(RÜSEN, 1994), com o objetivo de identificar as relações entre as narrativas produzidas
pelos manuais e as influências recebidas das diversas vertentes historiográficas. Espera-
se, com isso, problematizar as relações entre a história produzida nas universidades e a
história vivenciada na escola, contribuindo para ampliação das discussões sobre a
didática da história e a cultura histórica