Combate ao crime organizado transnacional na Tríplice Fronteira

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2018-10-16

Autores

Treichel, Bruna

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A reorganização do crime após a intensificação do processo de integração econômica trouxe desafios às relações internacionais contemporâneas, e, em especial à área de segurança. A atenuação das linhas de fronteira e o enfraquecimento do poder dos Estados trouxeram oportunidades de novos negócios às redes criminosas. Colocou-se em xeque a capacidade da segurança tradicional gerenciar as novas ameaças e combater o crime organizado transnacional. Na região da Tríplice Fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil, entre as diversas condutas tipificadas como crimes, o contrabando revelou-se extremamente nocivo para o equilíbrio econômico e social da região. Os órgãos de segurança do Brasil esforçam-se em diversas operações de combate ao crime organizado e ao contrabando. Esse trabalho objetiva compreender a dinâmica das atividades criminosas nessa região e analisar a efetividade das medidas de segurança adotadas pelo governo brasileiro no combate ao crime organizado transfronteiriço.

Descrição

Artigo apresentado como trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação em Relações Internacionais Contemporâneas da UNILA – Turma 2017

Palavras-chave

Crime organizado, Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)

Citação

TREICHEL, Bruna. Combate ao crime organizado transnacional na Tríplice Fronteira. 2018. 14 p. Artigo científico (Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018.