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dc.contributor.advisorPereira, Kira​ Santos
dc.contributor.authorMontoni, Sheyla Isabella
dc.date.accessioned2018-10-15T20:16:57Z
dc.date.available2018-10-15T20:16:57Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationMONTONI, Sheyla Isabella. Descrevendo a Magia: a construção narrativa de audiodescrições a partir de Harry Potter e a Pedra Filosofal. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4146
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual. Orientador: Prof. Ms. Kira Santos Pereirapt_BR
dc.description.abstractA audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que, através da tradução de informações visuais para verbais permite o acesso de pessoas com deficiência mental e visual à conteúdos audiovisuais. Contudo, a partir de uma mesma obra é possível que diferentes versões audiodescritas sejam criadas, devido às diversas possibilidades de construção narrativa para serem exploradas. Cada uma destas construções oferece não só uma mudança no modo como a história é contada, mas diferentes sensações para o espectador enquanto assiste a obra. A partir de uma analise comparativa entre a versão audiodescrita britânica e a versão americana de Harry Potter e a Pedra Filosofal (Chris Columbus, 2001) e de ideias desenvolvidas por teóricos das áreas de cinema, som e tradução, este trabalho busca encontrar diferenças nas construções narrativas de cada versão e pontuar o que elas representam para o espectador durante o processo de apreciação de obras audiovisuais que contam com este recursopt_BR
dc.description.abstractAudio description is an assistive technology that gives people with visual or mental disabilities access to audiovisual content through a translation of visual elements into verbal codes. However, it is possible to achieve different audio described versions from just one content due to the existence of many narrative construction possibilities. Each of those offer not only a different way in which the story is told, but different feelings to be passed onto the audience. Through a compared analysis of both the british and american audio described version of Harry Potter and the Philosopher’s Stone (Chris Columbus, 2001) and the work of authors connected to fields of cinema, sound and translation, this assignment searches for differences in the narrative construction within every version and what they represent to the audience while watching it
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCinema - Audiodescrição
dc.subjectHarry Potter e a Pedra Filosofal (2001) - filme
dc.subjectCinema - Construção Narrativa
dc.titleDescrevendo a Magia: a construção narrativa de audiodescrições a partir de Harry Potter e a Pedra Filosofalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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