dc.contributor.author | Tashima, Cristiano Massao | |
dc.contributor.author | Oliveira, Leticia Coutinho de | |
dc.contributor.author | Seiva, Fábio Rodrigues Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T19:37:35Z | |
dc.date.available | 2018-09-17T19:37:35Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4117 | |
dc.description | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação são excelentes
ferramentas para melhorar a qualidade da educação, porém apenas utiliza-las não é
a solução. É necessário contextualizá-las no processo ensino aprendizagem, uma
vez que é comum confundir tecnologia de informação com conhecimento. A
tecnologia de informação por si só não possui a capacidade de mudar o homem,
mas o conhecimento pode alterar seu comportamento. Desta forma o objetivo deste
trabalho é ampliar o conhecimento de docentes e acadêmicos quanto ao uso do
PowerPoint, tornando-o mais produtivo. Foram realizados cinco encontros, divididos
em três etapas. A primeira fase consistiu de três reuniões onde o programa foi
apresentado, o assunto a ser trabalhado foi definido e a criação do roteiro textual
construído. Na segunda etapa, realizada em um único encontro, os participantes
assistiram a vídeos com conteúdo motivacionais e acessaram sites para auxilia-los
no processo criativo e inspira-los. A finalização do projeto ocorreu com a produção
das apresentações, bem como o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos.
Pôde-se verificar uma certa dificuldade por parte dos participantes quanto ao uso
correto do programa e de suas ferramentas. A definição do assunto, bem como a
criação do roteiro foi individual. Após serem instigados quanto aos seus processos
criativos e induzi-los a se inspirarem, as apresentações foram criadas e
compartilhadas fazendo com que cada ideia única fosse repassada dos seus
detentores para os demais participantes. Ser criativo é uma capacidade inata do
homem, porém se não estimulada ela tende a diminuir com o tempo. Logo o
pensamento linear dificulta a contextualização das Tecnologias Digitais de
Informação e Comunicação na educação, fazendo-as serem subutilizadas ou
mesmo tornando-as ferramentas sem adequação | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Proex/Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Minicurso: apresentações personalisadas - o PPT como estratégia comunicativa na Universidade | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |