Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Brizolla, Francéli
Martins, Claudete da Silva Lima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
É assegurado a todo ser humano o direito de acessar a educação e
permanecer na mesma. Visando auxiliar no processo da inclusão de pessoas com
deficiências na Região da Campanha Gaúcha, o Grupo de Estudos e Pesquisas em
Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior (INCLUSIVE)
promove as Tertúlias, que são momentos destinados à discussão e troca de
experiências entre professores e gestores de escolas. Em 2017, as Tertúlias estão
abordando o tema Desenho Universal na Aprendizagem. A primeira intervenção foi
realizada na Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Aos participantes, foi
entregue um questionário contendo 9 perguntas, a fim de reconhecê-los e estudar a
presença das diversas deficiências em suas salas de aula. Após a análise dos
questionários, constatou-se que a maioria dos presentes possui alunos com
deficiência e já participou de outras formações envolvendo o tema inclusão. Também
foi possível perceber que os mesmos se sentem motivados a melhorar seu
desempenho e em atender da melhor maneira possível os seus alunos. Com a
realização da primeira intervenção das Tertúlias envolvendo o Desenho Universal na
Aprendizagem, conclui-se que o diálogo e a reflexão são fundamentais para
construir conceitos inovadores de políticas escolares inclusivas, de modo a atender
as necessidades de todos os alunos, permitindo-lhes usufruir do seu direito à
educação