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dc.contributor.authorCirolini, Angélica
dc.contributor.authorSilva, Rosane Vieira da
dc.contributor.authorFonseca, Elisandra Hernandes da
dc.date.accessioned2018-07-27T17:39:59Z
dc.date.available2018-07-27T17:39:59Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3878
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Tecnologia e Produçãopt_BR
dc.description.abstractCom o crescente acesso aos meios digitais os alunos esperam aulas mais dinâmicas e interativas, fazendo que os professores busquem aperfeiçoamento. Por outro lado, os mapas, muitas vezes, não representam o espaço de vivência e a realidade do aluno, assim este projeto objetiva criar um ambiente de aprendizado onde o aluno deixa de ser um agente passivo e torna-se ativo no processo de aprendizagem, sendo responsável por mapear locais do cotidiano, aplicando conceitos de geografia e cartografia, desenvolvendo conhecimento, percepção e senso de localização para, posteriormente, ampliar essas informações para qualquer tipo de mapa. Este processo se faz através de oficinas promovidas pelo projeto em escolas públicas de educação básica, utilizando ferramentas do Geoprocessamento, como aparelhos receptores de sinal GPS, bússola, softwares como WEBSIG, Google Earth para elaborar mapas de escolas ou comunidades. Durante as atividades os alunos coletam pontos de interesse e, utilizando softwares, desenvolvem e manipulam os mapas, aplicando conceitos de geografia e localização. Estes mapas são usados interdisciplinarmente com a Matemática, onde são estudados conceitos de áreas, trigonometria, polígonos, escalas e projeções espaciais. Os conhecimentos em Geografia e Matemática são aferidos através de testes, antes e depois das oficinas. Comparando resultados, percebe-se que os alunos tem uma significativa melhora na compreensão dos mapas, desenvolvendo interesse pela Geografia, e na Matemática, apresentam maior facilidade no cálculo de áreas, comprimentos, projeções espaciais e escalas. Esse processo deve ser contínuo, atingindo toda a educação pública básica, pois os professores recebem um material didático com propostas de atividades práticas e interdisciplinares relacionadas com as Geotecnologiaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeotecnologiaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleGeotecnologias como recurso didático na Educação básicapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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