dc.contributor.advisor | Zandonade, Patricia | |
dc.contributor.author | Lobo, Diego Augusto | |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T12:46:57Z | |
dc.date.available | 2018-07-20T12:46:57Z | |
dc.date.issued | 2018-07-13 | |
dc.identifier.citation | LOBO, Diego Augusto. Papo & Yo e a representação da favela no videogame. 2018. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018. | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/3853 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao
instituto latinoamericano de tecnologia, infraestrutura e território da universidade federal da integração
latino-americana, como requisito parcial à obtenção
do título de bacharel em arquitetura e urbanismo.
Orientadora: Profa. Dra. Patricia Zandonde | pt_BR |
dc.description.abstract | O videogame é uma mídia de alcance global e suas representações podem influenciar de maneira direta a criação de imaginários visuais sobre realidades. Esse trabalho busca discutir a representação visual, estética e social das favelas propagada através dos videogames. Mostrando o processo de construção da imagem da favela brasileira ao longo dos anos nos jornais e no cinema e como isso se transformou em um processo conhecido como favelismo. Também tencionamos essa pesquisa a discutir representações em videogames que fujam dos estereótipos relacionados à favela.
Nessa pesquisa além do favelismo trabalhamos com o conceito de estética da favela: fragmento, labirinto e rizoma apresentado em estética da ginga na análise dos games selecionados. | pt_BR |
dc.description.abstract | Los videojuegos son un medio de alcance global y sus representaciones pueden
influenciar de manera directa en la creación de imaginarios visuales sobre las
realidades. Este trabajo busca discutir la representación visual, estética y social
de las favelas propagada a través de los videojuegos. El proceso de construcción
de la imagen de la favela brasileña a lo largo de los años en los periódicos y en
el cine y cómo se ha convertido en un proceso conocido como favelismo. También
pretendemos esta investigación discutir representaciones en videojuegos que
huyan de los estereotipos relacionados con la favela.
En esta investigación además del favelismo trabajamos con el concepto de estética
de la favela: fragmento, laberinto y rizoma presentado en estética de la ginga en
el análisis de los juegos seleccionados | |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Imagem e Representação | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.title | Papo & Yo e a representação da favela no videogame | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |