Avaliação da Qualidade do Transporte Público Coletivo em Foz do Iguaçu-PR: um desafio de mobilidade urbana
Resumo
O serviço de transporte público coletivo de passageiros responde pela maior parte dos deslocamentos realizados nas cidades brasileiras, sendo operado geralmente por empresas privadas. Os órgãos gestores desses serviços encontram dificuldades em regulamentar critérios e normas que possibilitem um equilíbrio entre os interesses dos agentes (órgão gestor, empresas operadoras e usuários), o que implica, dentre outros impactos a perda da qualidade do serviço prestado e um consequente processo de migração de usuários do transporte coletivo para o individual. Essa dissertação consiste em uma pesquisa aplicada que visa contribuir com a busca de melhorias para esse problema através de um estudo de caso relativo à cidade de Foz do Iguaçu-PR. Serão apresentados neste trabalho os resultados da avaliação do transporte público coletivo associando ao desenvolvimento da cidade. O método de avaliação consistiu na aplicação de pesquisa aos usuários do transporte público, onde foram avaliados o desempenho e a importância dos principais fatores de qualidade. Para elaboração do questionário foram considerados os padrões estabelecidos pelos autores Ferraz e Torres (2004) em sua obra “Transporte Público Urbano”. Em um segundo momento, foram entrevistados empregadores e empresários da cidade relativo também ao transporte público e o possível impacto em seu empreendimento. Com base nos resultados de ambas as entrevistas, foram identificados os principais aspectos positivos e negativos do transporte público coletivo na cidade. A partir desses resultados, são apresentadas sugestões operacionais para melhoria do sistema. The collective public passenger transport service accounts for most of the trips made
in Brazilian cities, and is usually operated by private companies. The management
bodies of these services find it difficult to regulate criteria and norms that allow a
balance between the interests of the agents (managing body, operating companies
and users), which implies, among other impacts, the loss of the quality of the service
provided and a consequent process of migration of users from collective to individual
transport. This dissertation consists of an applied research that aims to contribute to
the search for improvements to this problem through a case study concerning the city
of Foz do Iguassu-PR. This paper will present the results of the collective public
transport evaluation associated with the development of the city. The evaluation
method consisted in the application of research to public transport users, where the
performance and importance of the main quality factors were evaluated. For the
elaboration of the questionnaire, the standards established by the authors Ferraz and
Torres (2004) in their work "Public Urban Transport" were considered. In a second
moment, were interviewed employers and entrepreneurs of the city relative also to
the public transport and the possible impact in his enterprise. Based on the results of
both interviews, the main positive and negative aspects of collective public
transportation in the city were identified. From these results, operational suggestions
for improvement of the system are presented