dc.contributor.author | Travessini, Desideri Marx | |
dc.date.accessioned | 2015-12-14T14:46:09Z | |
dc.date.available | 2015-12-14T14:46:09Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | TRAVESSINI, Desideri Marx. Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR. 2015. 53 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/383 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho abordará as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas do município de São Miguel do Iguaçu/PR, que recebem a nomenclatura “do campo”, termo vinculado aos ideários do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e apropriado pelo Estado por meio de políticas públicas educacionais para o meio rural. Visto que apesar de muitas escolas receberem tal nomenclatura, sua estrutura tanto física quanto metodológica ainda segue os padrões da educação rural, que de acordo com as referências abordadas no trabalho principalmente por Caldart (2011), não leva em conta a característica do local (LEITE, 1999). Para tal, serão utilizados dados da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, legislações e conceitos referentes à educação do campo e rural, entrevistas com alunos e professores do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este documento analiza las prácticas pedagógicas desarrolladas por escuelas
municipales de São Miguel do Iguaçu/PR, que reciben la nomenclatura del
"campo", término ligado a los ideales del Movimento dos Trabalhadores Rurais
Sem Terra (MST) y apropiada por el Estado a través de las políticas educativas
de las zonas rurales. Desde aunque muchas escuelas reciben tal
nomenclatura, su estructura física y metodológico todavía sigue los padrones
de la educación rural, que de acuerdo a las referencias en la obra dirigida
principalmente Caldart (2011), no tiene en cuenta características del campesino
(LEITE, 1999). Para este estudio será utilizado datos de la Secretaría de
Estado de Educación de Paraná, las leyes y los conceptos relacionados con la
educación rural y del campo, entrevistas con estudiantes y profesores del
Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | |