Aspectos da economia brasileira no período de 1999-2013: estimativa das curvas IS-LM-BP.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Reis, Denis Ricardo dos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A partir da analise teórica para a construção do modelo equilíbrio econômico utilizando o modelo IS- LM-BP, seguido por uma análise da economia brasileira de onde são extraídas algumas de variáveis macroeconômicas utilizados para estimar as curvas IS-LM-BP. Assim é possível determinar através da relação dessas variáveis e representar a inclinação dessas curvas. Para a construção dessas curvas considera-se a relação entre a taxa de juros (i) e a renda (Y), para que assim seja possível explicar a oferta e demanda de moeda e o investimento. Foi delimitado o período histórico do Plano Real a partir da flexibilização do câmbio, entre 1999 até o ano de 2013, durante este período foram analisadas as políticas econômicas adotadas pelos três governos: Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Como se comportou a taxa de juros e o balanço de pagamentos, os investimentos, bem como o déficit na Balança Comercial. Assim, permitindo explicar as relações entre renda e juros da economia brasileira no período. A inclinação das retas será efetuada através da análise de regressão linear entre as variáveis macroeconômicas, a fim de testar se a teoria em uma realidade.
A partir del análisis teórico para la construcción del modelo de equilibrio económico utilizando el modelo IS-LM-BP, seguido de un análisis de la economía brasileña a partir del cual se extraen algunas variables macroeconómicas utilizadas para estimar las curvas IS-LM- BP. Por lo tanto, se puede determinar a través de la relación de estas variables y representa la pendiente de estas curvas. Para la construcción de estas curvas se considera la relación entre la tasa de interés (i) y el ingreso (Y), de modo que es posible explicar la oferta y la demanda de moneda y la inversión. El período histórico del Plan Real de la relajación de cambio estaba limitada desde 1999 hasta el año 2013, durante este período se analizaron las políticas económicas adoptadas por los tres gobiernos: Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva y Dilma Rousseff. Se comportó como la tasa de interés y la balanza de pagos, las inversiones, así como el déficit en la balanza comercial. Así, lo que permite explicar la relación entre el ingreso y el interés de la economía brasileña en el período. La pendiente de las líneas se realizó mediante análisis de regresión lineal entre las variables macroeconómicas con el fin de probar que la teoría en una realidad

Descrição

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento. Orientador: Prof. Gilson Batista de Oliveira.

Palavras-chave

Economia - Brasil, Modelo IS-LM-BP, Período real flexível

Citação

REIS, Denis Ricardo dos. Aspectos da economia brasileira no período de 1999-2013: estimativa das curvas IS-LM-BP. 80 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2014.