Brincar para aprender para brincar: as experiências e ações extensionistas do Projeto de Lixo a Bicho

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Data

2017

Autores

Peixe, Rita Inês Petrykowski
Kremer, Laura Pioli
Helm, Raquel Garcia
Fabri, Cássio Angelo
Steinbraenner, Lucas
Stefanello, Arthur Eberhardt
Novais, Milena Casarin de
Ferreira, Helena Carolina

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Editor

Proex/Unila

Resumo

O Projeto de extensão de “DE LIXO A BICHO: Ações de educação socioambiental por meio de materiais lúdico residuais” é d​ esenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Itajaí e tem como objetivo o fomento de vivências e ações extensionistas de educação ambiental junto à comunidade escolar, por meio da utilização de materiais lúdicos residuais oriundos de redes colaborativas. Os brinquedos são produzidos a partir de resíduos limpos obtidos de diversos ramos de atividades industriais e sua criação tem como foco a reflexão sobre as questões ambientais contemporâneas, visando à sensibilização de crianças e jovens no contexto da Educação Básica. As atividades descritas fazem parte de um conjunto de ações que têm como objeto principal os brinquedos criados e produzidos no âmbito desse projeto, cuja ênfase está no fomento às experiências lúdicas voltadas para a educação ambiental numa perspectiva crítica. O primeiro material lúdico desenvolvido pela equipe foi a BICHORUGA, ​ u m a ressignificação do jogo das cinco marias que traz elementos para reflexão sobre a produção, consumo, descarte e gestão de resíduos na sociedade e suas consequências. As ações de extensão têm sido propostas em diversos contextos, atendendo diferentes públicos, desde professores e gestores até crianças do Ensino Básico, na perspectiva do brincar para aprender ou do aprender para brincar

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação, Meio Ambiente

Palavras-chave

Educação ambiental, Redes Colaborativas

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