Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFonseca, Alexandra de Souza
dc.contributor.authorLeonardelli, Juliane Bresolin
dc.contributor.authorJanissek, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2018-06-25T19:23:32Z
dc.date.available2018-06-25T19:23:32Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3723
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho compreende um conjunto de ações com o objetivo de incentivar a prática e a reflexão científica na vida escolar e social de estudantes do Ensino Básico. Dados recentes mostram a dificuldade dos estudantes em entender conteúdos de ciências exatas, especialmente nas áreas de Física e Química. Parte desta dificuldade decorre da dependência de conceitos e entendimentos anteriores, que não foram adequadamente assimilados, e a dificuldade de muitos educandos em contextualizar e reconhecer a importância/aplicações da ciência no seu cotidiano. Como não conseguem construir uma ponte entre a ciência e o cotidiano os estudantes acabam por se distanciar das carreiras científicas e das profissões que envolvam as áreas de Ciências. No âmbito nacional algumas propostas têm sido apresentadas, como o Plano de Educação para a Ciência do MEC e a própria criação dos “IFs”. Entre as obrigações dos “IFs” está a de qualificarem-se como centro de referência no apoio à oferta do Ensino de Ciências nas Instituições Públicas de Ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes. Nesse contexto, buscou-se articular ações dentro de um projeto maior (Programa – Espaços de Ciências: Integrando práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Caxias do Sul) com objetivo de facilitar e aproximar os jovens da Ciência, sobretudo da Química. Dentre ações desenvolvidas estão: projetos em parcerias com escolas públicas, criação de um site para divulgar assuntos e experimentos relacionados à Química e a Ciência de forma global; desenvolvimento de textos científicos com linguagem acessível aos jovens e pesquisas visando identificar o motivo do desinteresse dos estudantes por carreiras na área Científica Dentre os resultados e percepções obtidas com as ações destacam-se: a facilitação do aprendizado de Química através do uso de experimentos e novas metodologias, a desmotivação apresentada pelos estudantes de educação básica no desenvolvimento de atividades investigativaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleEspaço de Ciência: uma ponte entre a ciência e o público jovempt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples