Trilha sensitiva do bioma Mata Atlântica como estratégia de educação ambiental e o despertar para a conservação.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Dias, Raquel Rodrigues

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Considerando a atual necessidade de praticas pedagógicas diferenciadas para serem aplicadas no ensino, que despertam o interesse e curiosidade dos estudantes e que contribuam para sua formação, o presente trabalho teve por objetivo a aplicação de uma trilha sensitiva como ferramenta de ensino para educação ambiental, utilizando desse tema transversal para sensibilizar os estudantes sobre sua percepção sobre o meio em que vivem e mostrar a importância da conservação do Bioma Mata Atlântica, alem de reforçar seus conhecimentos sobre o mesmo. A trilha sensitiva do Bioma Mata Atlântica foi aplicada em estudantes da rede publica que estavam cursando o 2º e o 3º ano do ensino médio. Através de uma entrevista semiestruturada pré e pós a trilha, foi possível fazer analise da mesma como uma ferramenta de ensino e de sensibilização. Por se tratar de uma atividade diferenciada a trilha sensitiva se mostrou efetiva e contribuiu para a percepção dos estudantes sobre o Bioma, alem do mais a trilha como sendo uma ação parte de um processo continuo de educação ambiental mostra-se relevante para os envolvidos.
Teniendo en cuenta la necesidad actual de las prácticas pedagógicas diferenciadas que deben aplicarse en la enseñanza, que despierta el interés y la curiosidad de los estudiantes y contribuir a su formación, este estudio tuvo como objetivo aplicar un sendero sensorial como herramienta de enseñanza para la educación ambiental, el uso de este tema transversal para crear conciencia entre los estudiantes sobre su percepción del entorno en que viven y muestran la importancia de la conservación del bioma Bosque Atlántico, además de mejorar su conocimiento de la misma. Pista sensorial del bioma Bosque Atlántico se aplicó a estudiantes de la red pública que asistían a la segunda y la tercera año de la escuela secundaria. A través de una entrevista semi- estructurada antes y después de la pista, que era posible analizar la misma como herramienta y la conciencia de enseñanza. Debido a que es una actividad diferente del sendero sensorial fue eficaz y ha contribuido a la percepción del Bioma de los estudiantes, además de la más la pista como parte de acción de un proceso continuo de educación ambiental muestra se pertinente a los involucrados.

Descrição

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito para obtenção do título de Licenciada em Ciências da Natureza. Orientadora: Dra. Giovana Secretti Vendruscolo.

Palavras-chave

Bioma Mata Atlântica, Educação ambiental, Conservação ambiental

Citação

DIAS, Raquel Rodrigues. Trilha sensitiva do bioma Mata Atlântica como estratégia de educação ambiental e o despertar para a conservação. 42 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2014.