O desafio do ensino do Português como língua estrangeira para Haitianos
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Data
2017Autor
Walter, Flávia
Colussi, Luciana
Cuba, Rosana
Miranda, Helen Parnes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O fluxo migratório haitiano teve início em 2010, após o terremoto,
passando a constituir a nacionalidade de maior representatividade no país. Santa
Catarina é um dos maiores estados na recepção desses imigrantes, exigindo
políticas efetivas de acolhimento. Nesse sentido, este trabalho é um relato da
experiência inédita no campus Camboriú, do Instituto Federal Catarinense, em que
foi desenvolvido o projeto “Inclusão pelo português: Curso de Língua Portuguesa
para os imigrantes haitianos na perspectiva da interculturalidade”. Para isso, foi
proposto um curso de Língua Portuguesa, que tem como objetivo favorecer a
qualificação, o desenvolvimento profissional e a demanda da formação de imigrantes
haitianos, através do ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, bem como
fundamentos de informática e de cuidados no ambiente laboral. Pretende-se que os
alunos sejam capazes de utilizar a língua portuguesa e informática em seu cotidiano
e conhecer a dimensão cultural e social do Brasil, no que se refere ao processos de
inclusão social e no trabalho. A inserção no ambiente acadêmico contribui
diretamente com o aprendizado da língua, promove o convívio pelo qual as relações
interculturais se constituem em um ambiente comprometido com a formação
humana e reafirma o papel social do IFC na produção de paradigmas de cidadania
mais inclusivos e democráticos e na percepção da instituição enquanto espaço
público