Língua e Educação: considerações sobre um Programa Polítco-Pedagógico voltado à Manutenção da Língua Pomerana no Espírito Santo
Resumo
O Brasil tem despertado para um movimento de promoção das línguas
minoritárias, e nesse despertar as questões linguísticas ganharam iniciativas
nas esferas federal, estadual e municipal. Entre elas, podemos destacar
programas que se debruçam em respeitar essa pluralidade linguística em
diferentes espaços como é o caso do Programa de Educação Escolar
Pomerana (PROEPO), no Estado do Espírito Santo, Brasil. Nesse
sentido, o objetivo deste trabalho é discutir aspectos da implementação do
PROEPO como política educacional pública, envolvendo a parceria entre
municípios capixabas que possuem um número expressivo de descendentes
pomeranos. Trata-se de um programa que desenvolve um trabalho político
e pedagógico de valorização e fortalecimento da língua oral e escrita
pomerana, que tomou como ponto de partida a formação de professores
bilíngues: pomerano/português. As ações de fortalecimento e valorização
da língua e da cultura pomerana têm sido compreendidas como uma
necessidade local que, além de resgatar aspectos históricos, contribui para
elevar a autoestima dos/as estudantes, como também para o processo de
identificação e (re)afirmação cultural deste povo, com importantes impactos
na implementação de políticas culturais públicas. Entre as ações, podemos
citar: a cooficialização da língua pomerana, o censo sociolinguístico, a
elaboração de material didático na língua, os encontros pedagógicos, os
seminários regionais, estadual e nacional, entre outros