Cultura e Língua Pomeranas: diálogos intercuturais sobre ensino bilíngue

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Data

2014-11

Autores

Foerste, Erineu

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Resumo

Discutem-se aspectos sobre Língua Pomerana, problemati- zando a falta de políticas públicas na oferta de ensino bilíngue em comu- nidades nas quais a língua materna é o pomerano. Parte-se de abordagens qualitativas e culturais (Fichtner et al.: 2013), para analisar num sentido mais amplo questões sobre cultura, língua e educação pomeranas. Ao mesmo tempo, avaliam-se dimensões das experiências do Programa de Educação Escolar Pomerana – PROEPO, desenvolvido no Estado do Espírito Santo no Brasil. São apresentados impactos já observados no resgate da cultura do Povo Tradicional Pomerano (Decreto no 6.040/2007), sobretudo no que se refere aos debates sobre interculturalidade e valorização da diversidade linguística (Decreto no 7.387/2010)

Descrição

Esta publicação contém uma coletânea de textos produzidos pelos participantes do Seminário Ibero-Americano da Diversidade Linguística, que aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná, de 17 a 20 de novembro de 2014. O evento foi organizado pelo Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan e pela Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura. Contou com a parceria e apoio da Universidade de Integração Latino-Americana (Unila), da Itaipu Binacional e da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) - Direitos Linguísticos

Palavras-chave

Língua pomerana, Cultura

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