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dc.contributor.authorRocha, Jeanne
dc.date.accessioned2018-03-13T04:35:05Z
dc.date.available2018-03-13T04:35:05Z
dc.date.issued2017-12-31
dc.identifier.citationRocha, J. O canto como ferramenta no aprendizado da pronúncia do português falado no Brasil. Revista Philologus, Ano 23, Nº 69. Rio de Janeiro: CIFEFIL, set./dez. 2017. p. 1050-1063.pt_BR
dc.identifier.issn1413-6457
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3491
dc.descriptionArtigo comunicado na XII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (JNLFLP), organizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, na UNILA, em 6 de novembro de 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo relatar a experiência e apresentar dados do primeiro semestre da ação de extensão que se desenvolve no Curso de Graduação em Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em que participaram alunos de outros cursos de graduação e pós-graduação desta instituição e pessoas da comunidade externa, todos hispanofalantes, oriundos de quatro países da América do Sul. O projeto propõe acolher estrangeiros que vivem no entorno de Foz do Iguaçu, Paraná, inseri-los ao convívio social, auxiliando-os na comunicação em português, amenizando o impacto da convivência em ambiente multicultural e linguístico, como é o caso da UNILA, na tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai. Numa abordagem interdisciplinar entre música e linguística aplicada toma-se o canto e a fonética como ferramentas neste processo de ensino-aprendizagem de línguas, costumes e culturas destes povos. Ao longo da ação, foram estudados os sons fonéticos do português brasileiro e do espanhol falado na América Latina, aplicando o Alfabeto Fonético Internacional e elementos de fonética articulatória, observando as principais características que distinguem estas línguas coirmãs. Também foram aplicadas técnicas vocais, como, relaxamento e alongamento corporal, treinamento da emissão vocal com foco no apoio respiratório, a percepção da afinação e do ritmo musical, a dicção de sons fonéticos do texto cantado, tudo isso praticado em repertórios nacionais mais conhecidos na Hispano-América, em parte, escolhidos pelos participantes. Com base em Luciene Bassols Brisolara (2016), Thais Cristófaro Silva (2010; 2011) e Jeanne Maria Gomes da Rocha (2013), os dados vêm da análise da pronúncia de “Minha Canção”, versão brasileira adaptada pelo compositor Chico Buarque.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Philologuspt_BR
dc.relation.ispartofseries;81
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCanto - fonéticapt_BR
dc.subjectHispanofalantes
dc.subjectHispano-América
dc.titleO canto como ferramenta no aprendizado da pronúncia do português falado no Brasilpt_BR
dc.typearticlept_BR


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