Show simple item record

dc.contributor.advisorMello, Luciana Ribeiro
dc.contributor.advisorPrada, Luiz Alvarada
dc.contributor.authorLima, Carmem Romagna
dc.date.accessioned2018-02-28T15:45:27Z
dc.date.available2018-02-28T15:45:27Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationLIMA, Carmem Romagna. Perfil de gestores de educação ambiental: uma estratégia de enraizamento no território. 2017. 57.p. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguçau, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3412
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal da Integração Latino-americana. Orientadora: Professora Doutora Luciana Ribeiro Mello e Coorientador: Professor Luiz Alvarada Prada.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve o objetivo de indicar aspectos relativos à avaliação do aprendizado da Especialização em EA da UNILA. Para tanto, apresenta resultado do projeto coletivo relativo à gestão da Educação Ambiental (EA) e ao perfil dos Gestores Municipais de EA, favorecedores do enraizamento da Educação Ambiental na Bacia do Paraná 3, no contexto do Programa Cultivando Água Boa, mantido por Itaipu Binacional. Neste projeto, foi realizada a análise de documentos, oficina apoiada na proposta da pesquisa coletiva e entrevistas reflexivas constituíram os meios de construção dos dados. Os resultados indicam que as formações em Educação Ambiental e em desenvolvimento humano são decisivas para a construção do perfil ideal do Gestor Municipal de Educação Ambiental, pois há necessidade de que este seja fundamentalmente um líder democrático com conhecimento do território e mobilizador social de processos de EA. Sua atuação plena pode ser garantida via institucionalização da função de Gestor Municipal de Educação Ambiental e a construção da Política Pública Municipal de Educação Ambiental nos municípios da bacia. A segunda sessão trata do memorial do curso de pós graduação. Uma descrição pessoal de vivência, aprendizado, reflexão e avaliação do processopt_BR
dc.description.abstractThe present study had the objective of indicating aspects related to the evaluation of the learning of the Specialization in EA of UNILA. To that end, it presents the results of the collective project related to the management of Environmental Education (EA) and the profile of EA Municipal Managers, favoring the rooting of Environmental Education in the Paraná Basin 3, in the context of the Good Water Cultivation Program maintained by Itaipu Binacional. In this project, the analysis of documents was carried out, a workshop supported by the collective research proposal and reflective interviews were the means of data construction. The results indicate that the formations in Environmental Education and in human development are decisive for the construction of the ideal profile of the Municipal Manager of Environmental Education, since it is necessary that this one is fundamentally a democratic leader with knowledge of the territory and social mobilizer of EA processes. Its full performance can be guaranteed through institutionalization of the function of Municipal Manager of Environmental Education and the construction of the Municipal Public Policy of Environmental Education in the municipalities of the basin. The second session deals with the memorial of the postgraduate course. A personal description of experience, learning, reflection and evaluation of the process
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPrograma Cultivando Água Boapt_BR
dc.titlePerfil de gestores de educação ambiental: uma estratégia de enraizamento no territóriopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record