Itens para a visualização no momento 20-29 of 29

    • Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena 

      Marquardt, Danieli Farias Galvão; Back, Rogério (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      A manutenção da profissão docente está diretamente ligada à motivação e interesses dos profissionais do magistério, ou seja, dos professores. Analisando os fatores que contribuem para a satisfação pessoal e profissional ...
    • A mulher árabe em Foz do Iguaçu e a integração linguístico-cultural 

      Reinaldo, Gabriela Alejandra Blanco (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O presente trabalho visa relatar a importância da mulher e da cultura árabes em Foz do Iguaçu. Leva-se em consideração o contexto de cidade pluricultural, na qual encontra-se uma diversidade de culturas, as quais têm ...
    • Palavras são pontes! a literatura como mediação cultural: a obra de Junot Diaz 

      Maria Junior, Paulo Rogério (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      Pensar o âmbito cultural de qualquer território requer pinceladas milimétricas e traços cautelosos, principalmente nos tempos de hoje. Os choques culturais causados pelas diásporas resultam em diversas problemáticas: ...
    • A Peste Argelina: análise histórica e literária do colonialismo na Argélia a partir da obra de Albert Camus. 

      Cruz, Carolina Videira (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL), 2017-08-23)
      O presente trabalho busca analisar o colonialismo na Argélia no sec. XX com base na obra A peste, de Albert Camus. Escrita em 1947, a obra faz referência a uma peste que assolou a cidade de Oran, na Argélia, e mostra ...
    • A (pouca) visibilidade de vos em livro didático de espanhol 

      Massirer, Daiane Cristina (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      Assim como as demais línguas, o espanhol é heterogêneo e, portanto, abordar a variação linguística em seu processo de ensino e aprendizagem é fundamental. Neste trabalho objetivou-se refletir sobre a abordagem do pronome ...
    • O preconceito linguístico e a sala de aula 

      Stenzel, Alice (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O presente trabalho objetiva refletir sobre a postura do professor frente à variação linguística encontrada em sala de aula e como lidar com o preconceito linguístico que possa se manifestar, não somente no ambiente ...
    • A relevante contribuição de projetos de extensão na prática de ensino de graduação em letras 

      Strenske, Cleidi; Kreibich, Marla Klitzke (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a relevante contribuição de projetos de extensão na prática de ensino acadêmico, avaliando o impacto que tais práticas têm na formação do aluno de graduação em Letras, ...
    • Soldados de salamina: hibridación genérica, verosímil histórico y protocolos de lectura 

      Back, Rogério (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      Una de las características de las obras literarias contemporáneas es su complejidad estructural generada a partir de la hibridación genérica. Mezclar elementos estilísticos implica una no linealidad que encuadra y, al ...
    • Toponímia: análise de nomes de edifícios residenciais segundo a taxinomia de Dick 

      Kerkhoven, Rebeca Cristina (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      A Toponímia é uma área de estudo interdisciplinar, uma vez que, além da Linguística, abrange outras áreas, como a História, a Geografia, a Sociologia, a Psicologia, entre outras. O presente trabalho apresenta uma ...
    • O vir-a-ser “Medalhão”: estratégias e perspectivas de ação para o prestígio social pelo olhar machadiano 

      Silva, Rafael Lucas Santos da (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O objeto da presente pesquisa, o conto Teoria do medalhão (publicado em 1882), faz parte da imensa galeria de gêneros com os quais Machado de Assis trabalhou artisticamente, ao longo de 53 anos de percurso ininterruptos ...