Uma proposta de leitura de Hamlet no ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Souza, Deborah Raymann de
Trevizan, Suelen Ariane Campiolo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nesta comunicação, apresentaremos uma experiência de leitura da tragédia de Shakespeare,
desenvolvida com uma turma de Ensino Médio durante nove aulas. Apresentaremos nossas estratégias,
sobretudo com relação à compreensão da retórica complexa do dramaturgo pelos alunos, e os
resultados obtidos. Nossa metodologia se baseia na sequência proposta por Rildo Cosson em
Letramento literário (2007). Como motivação, projetamos o quadro Ofélia (1851-2), de John Everett
Millais, e pedimos que os alunos escrevessem textos narrativos a partir da imagem. Com base em
ideias recorrentes nessas redações introduzimos o imaginário trágico e romântico vinculado a
Shakespeare e suas influências. Em seguida, lemos algumas cenas da peça com os alunos,
esclarecendo o sentido de falas e acontecimentos decisivos. Por fim, para se expandir a interpretação,
solicitamos que reescrevessem o final em forma de cena teatral