dc.description.abstract | O inicio do século XXI apresenta um panorama significativo para a aprendizagem do
ensino teatral no ambiente escolar, tendo como base os processos cênicos realizados pelo subprojeto
Teatro do IFPR- Campus Palmas. O presente artigo demonstra possibilidades de práxis pedagógicas,
em andamento, com o ensino fundamental formal e não formal do município de Palmas, interior do
Paraná. A proposta é repertoriar os estudantes do curso de Artes Visuais que participam do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID. Para tal, temos dois supervisores parceiros,
um da escola Estadual Alto da Glória e outro da escola Municipal Nascer para a Arte. A metodologia
proposta é de pesquisa ação e pesquisa bibliográfica. Tendo como base autores da Arte-educação,
documentos oficiais nacionais e autores do teatro e teatrólogos. A proposta nasce da tentativa de
exercitar a prática pedagógica cênica, com abordagem de diferentes sujeitos numa experiência de um
trabalho de criação total e unitário artístico , articulada com a apreciação pessoal do bolsista e a
realidade escolar vivenciadas. O resultado da expressividade artística deve conter os materiais
conceituais, práticos produzidos pelos discentes, com orientação da coordenadora e supervisor no
contexto que está inserido, no encerramento do segundo semestre | pt_BR |