Relato de experiência: a percepção de luz e sombra na educação infantil
dc.contributor.author | Souza, Camille Cistina Witsmiszyn de | |
dc.contributor.author | Schramme, Dulce Stela | |
dc.contributor.author | Agranionih, Neila Tonin | |
dc.contributor.author | Paixão, Lucilene | |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T13:02:56Z | |
dc.date.available | 2018-01-24T13:02:56Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/3210 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | Percepção de luz e sombra na Educação Infantil foi o tema da sequência didática aqui relatada, realizada com o objetivo de conhecer e promover o desenvolvimento de hipóteses das crianças sobre luz e formação de sombras. Foi realizada em um CMEI em Curitiba, com crianças de 4 e 5 anos. As atividades incluíram contação de histórias, rodas de conversas, improvisação teatral, desenhos livres e elaboração de cartaz. Possibilitaram o levantamento das hipóteses iniciais das crianças, observação, experimentação e a construção de novos conhecimentos sobre o tema luz e sombra. Proporcionaram, também, verificar que temas relacionados aos conhecimentos físicos podem ser trabalhados na Educação Infantil. Pode-se constatar a importância do educador como orientador e, também, a importância de atividades sobre conhecimentos físicos que sejam instigantes e desafiadoras para as crianças | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Conhecimentos físicos | pt_BR |
dc.subject | Luz e sombra | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência: a percepção de luz e sombra na educação infantil | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |