dc.contributor.author | Silva, Jizéli Zeferino da | |
dc.contributor.author | Ceglarek, Vanessa Marieli | |
dc.contributor.author | Moreira, Bruna Muraro | |
dc.contributor.author | Oliveira, Juliana Moreira Prudente de | |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T11:34:03Z | |
dc.date.available | 2018-01-10T11:34:03Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/3183 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresenta-se neste um dos módulos didáticos elaborados no Subprojeto Biologia
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/CAPES. Neste
subprojeto se trabalha com a abordagem CTS, por isso se parte de um tema social, cujo
escolhido para o módulo em questão foi Enchentes. A turma a que se destina é o sétimo ano
do ensino fundamental. Considera-se que a escola deve ser pensada como âmbito de formação
para indivíduos críticos e que se compreendem inseridos em um ambiente complexo, rico em
interações com outros seres vivos. Desse modo, propõe-se trabalhar os conhecimentos
científicos e tecnológicos associados às situações cotidianas. No módulo foi dada especial
ênfase ao metabolismo vegetal, ao processo de absorção da água do solo pelas plantas e aos
impactos ambientais agravados pela retirada das plantas e sua influência nas enchentes
urbanas. Portanto, é um material de apoio que pode ser utilizado pelo professor de ciências | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação - ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) | pt_BR |
dc.title | Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |