dc.contributor.author | Fernandes, Pâmela Regina | |
dc.contributor.author | Nassar, Noelma de Campos | |
dc.contributor.author | Oliveira, Solange da Costa Lima | |
dc.contributor.author | Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano | |
dc.date.accessioned | 2018-01-08T17:00:47Z | |
dc.date.available | 2018-01-08T17:00:47Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/3162 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os princípios da alteridade a fim de
pensá-la como uma prática na Educação Infantil. As discussões aqui apresentadas são resultado das
reflexões realizadas no I Ciclo de Estudos Pibid/Pedagogia, campus Jacarezinho. O tema alteridade
possibilita pensar em uma educação infantil para além do cuidar, em um ambiente no qual os
educadores infantis saibam respeitar e valorizar a cultura da infância. Tornou-se então fundamental na
perspectiva da educação saber lidar com “o que é diferente”, assim, exigindo reflexões e um olhar
diferenciado do docente sobre o universo infantil. A partir da perspectiva de alteridade, na qual os
educadores infantis se coloquem como sujeitos responsáveis por manter essa relação de considerar o
Outro, nesse caso, as crianças na faixa etária de zero a 5 anos, serão pensadas as atividades a serem
desenvolvidas nas três escolas parceiras do PIBID, no município de Jacarezinho | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Princípios e prática da alteridade na educação infantil | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |