PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Beloti, Adriana
Ceniz, Cássio Henrique

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

Este trabalho reflete sobre as contribuições do subprojeto PIBID de Letras/Língua Portuguesa do Campus de Campo Mourão da Unespar para a formação inicial de professores, especialmente quanto à formação teórico-metodológica acerca do processo de ensino e aprendizagem da escrita. Para tanto, fundamentamos nossa proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e nas Diretrizes Curriculares Estaduais (2008), documentos oficiais que orientam as práticas pedagógicas na escola; nas pesquisas de Fiad e Mayrink-Sabinson (1991), Menegassi (1998) e Ruiz (2010), em relação à concepção de escrita como trabalho e aos processos de revisão e reescrita. A pesquisa sustenta-se nos pressupostos da Linguística Aplicada, com viés qualitativo-interpretativo, e os dados mostram-nos, mesmo que parcialmente, o desenvolvimento dos participantes quanto às possibilidades de trabalho sustentadas nas perspectivas que norteiam o subprojeto

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Formação - docência, Educação - ensino médio

Citação