Os gêneros discursivos/textuais no processo de formação dos Pibidianos

Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Soardi, Andreia
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

Diante das orientações às práticas pedagógicas atuais, este artigo tem como objetivo investigar como os bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Letras/Português PIBID/UENP-CJ estão sendo preparados para ensinar a língua portuguesa tendo os gêneros textuais como eixo organizador de suas ações pedagógicas. Para tanto, os preceitos de Vygotsky (2007), Leontiev (2004) e de Bakhtin (2003), formam o aporte teórico-metodológico que sustenta toda a pesquisa. Os resultados demonstram que os alunos que cursam Letras/Espanhol e Letras/Literatura, na UENP, estão sendo mais preparados para ensinar a língua portuguesa tendo os gêneros como eixo organizador de suas ações pedagógicas e como conteúdo a ser ensinado, do que os alunos de Letras/Inglês. As disciplinas que formam os dois primeiros cursos abordam a base teórico-metodológica dos gêneros textuais e os documentos orientadores das ações docentes de forma mais representativa do que as disciplinas do curso de Inglês

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Gêneros discursivos, Nadezdah Krupskaia (1869-1939) - pedagoga russa

Citação