Estudo da necessidade de readequação de um trecho de estrata rural no Município de Foz do Iguaçu - PR
Resumo
As estradas são consideradas como coluna vertebral do transporte viário e sua construção e manutenção são fundamentais para incrementar a produtividade e competitividade dos países. Grande parte da malha viária brasileira é formada por estradas não pavimentadas,
sendo as mesmas importantes vias de acesso para o escoamento da produção agrícola, e
essencial para o desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais. Porém, as
estradas rurais requerem melhor planejamento, qualidade, controle e aplicação de tecnologias
e materiais que permitam obter uma boa relação custo/benefício, de forma a prolongar a vida
útil da estrada e evitar gastos excessivos na recuperação das vias. O presente trabalho tem
como objetivo avaliar as condições de traçado, da superfície de rolamento e drenagem de um
trecho de estrada rural localizada no interior do município de Foz do Iguaçu. Para o
desenvolvimento do estudo foi necessário avaliar as condições da estrada por meio do
método URCI, caracterizar o solo, realizar levantamento topográfico, estudo do volume de
tráfego e análise das condições de drenagem. Como resultado do estudo concluiu-se que a
estrada apresentava condição superficial pobre, precisando de manutenções emergenciais
de forma a melhorar o traçado, a superfície de rolamento e o sistema de drenagem no local.
Para isto, foram apresentadas intervenções a ser realizadas para melhorar as condições
atuais da estrada. Roads are considered as backbone of road transport and their construction and maintenance
are fundamental to increase the productivity and competitiveness of countries. Much of the
Brazilian road network consists of unpaved roads, being the same important access routes for
the flow of agricultural production, and essential for the social and economic development of
rural communities. However, rural roads require better planning, quality, control and
application of cost-effective technologies and materials in order to prolong the life of the road
and avoid excessive costs of road recovery. The present work has the objective of evaluating
the tracing, rolling surface and drainage conditions of a stretch of rural road located in the
interior of the municipality of Foz do Iguaçu. For the development of the study, it was necessary
to evaluate the road conditions using the URCI method, to characterize the soil, to carry out a
topographic survey, to study the volume of traffic and to analyze the drainage conditions. As a
result of the study, it was concluded that the road presented poor surface condition,
necessitating emergency maintenance in order to improve the layout, rolling surface and
drainage system in place. For this, interventions were presented to improve current road
conditions