“Las Estaduas de Sal”: la sombra de lo que fuimos como recurso de memória da experiência ditatorial chilena
Resumo
No Chile, as memórias dos anos passados sob o jugo da ditadura cívico-militar continuam presentes no campo das narrativas literárias, articulando memória e ficção como uma espécie de trabalho de luto referente a essa traumática experiência. A partir desta premissa, o objetivo geral do trabalho foi analisar como Luis Sepúlveda se utiliza da narrativa literária, expressa em seu romance La sombra de lo que fuimos, para atuar no processo de elaboração da memória acerca da ditadura cívico-militar que vigorou no Chile no período de 1973-1990. O problema da pesquisa foi responder de que forma essa obra se coloca no processo de recordação acerca da repressão do terror estatal que vigorou no Chile nesse período e seus impactos. Parte-se da hipótese de que La sombra de lo que fuimos pode ser percebido como um recurso auxiliador de elaboração da memória, pois, ao transformar artisticamente as recordações individuais e coletivas em objeto literário, permite-se enfatizar as sensibilidades e os aspectos traumáticos relacionados à última ditadura cívico-militar chilena, abordando as pequenas histórias atravessadas pela experiência ditatorial. Os resultados mostram que o escritor explora os aspectos mnemônicos da emoção ao fazer uso do estilo literário. As recordações, ressentimentos e testemunhos presentes na obra em estudo funcionam como um importante exercício de memória. In Chile, the memories of the civic-military dictatorship remain present in the field of
literary narratives, by the articulation of memory and fiction as a kind of mourning work
about this traumatic experience. Taking this into account, the general objective of this
work is to analyze how Luis Sepúlveda uses the literary narrative, expressed in La
sombra de lo que fuimos, to act in the process of constructing the memory about the
civic-military dictatorship that existed in Chile in the period of 1973-1990. The problem
of this research is to respond in what way La sombra de lo que fuimos is placed in the
process of recollection about the terror of the state repression that was in force in Chile
in this period. It is based on the hypothesis that La sombra de lo que fuimos can be
perceived as a resource that facilitates the elaboration of memory, because, by
artistically transforming individual and collective memories into a literary object, it is
possible to emphasize the sensitivities and the traumatic aspects related to the last
Chilean military-military dictatorship, addressing the small histories crossed by the
dictatorial experience. The results show that the writer explores the mnemonic aspects
of emotion by making use of the literary style. The memories, resentments and
testimonies present in this novel works as an important exercise of memory