dc.contributor.author | Simeone, Bruna | |
dc.contributor.author | Dudek, Jaqueline | |
dc.contributor.author | Domingues, Renata da Conceição | |
dc.contributor.author | Prestes, Rodrigo Evaristo | |
dc.date.accessioned | 2017-11-27T18:39:57Z | |
dc.date.available | 2017-11-27T18:39:57Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/2993 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente ensaio faz parte das reflexões desenvolvidas durante as atividades desenvolvidas
pelo grupo de acadêmicos de História da Unicentro/PR que participam do subprojeto interdisciplinar
do PIBID. Aqui, procurou-se fazer uma discussão inicial acerca dos conceitos de cultura e de
educação do campo e suas especificidades em um contexto antropológico. Abordaremos aspectos de
como as interações culturais se realizam dentro da sociedade e das escolas do campo, e as implicações
das relações socioculturais no processo educativo como um todo, em especial nos currículos. O texto
está disposto da seguinte forma: em um primeiro momento apresentaremos nosso problema, qual seja
a conceituação antropológica de cultura, em especial a cultura escolar do campo. Em um segundo
momento, será realizada uma discussão acerca do papel da escola e do educador, levando em
consideração temáticas relacionadas à cultura campesina, como educação ambiental. O arcabouço
teórico se da no contexto da diversidade cultural encontrado nas escolas do campo, bem como na
relação urbano-rural e suas particularidades | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Escola do Campo | pt_BR |
dc.subject | Cultura Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Cultural | pt_BR |
dc.title | O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |