O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia

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Data

2014-10

Autores

Simeone, Bruna
Dudek, Jaqueline
Domingues, Renata da Conceição
Prestes, Rodrigo Evaristo

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Editor

Unila

Resumo

O presente ensaio faz parte das reflexões desenvolvidas durante as atividades desenvolvidas pelo grupo de acadêmicos de História da Unicentro/PR que participam do subprojeto interdisciplinar do PIBID. Aqui, procurou-se fazer uma discussão inicial acerca dos conceitos de cultura e de educação do campo e suas especificidades em um contexto antropológico. Abordaremos aspectos de como as interações culturais se realizam dentro da sociedade e das escolas do campo, e as implicações das relações socioculturais no processo educativo como um todo, em especial nos currículos. O texto está disposto da seguinte forma: em um primeiro momento apresentaremos nosso problema, qual seja a conceituação antropológica de cultura, em especial a cultura escolar do campo. Em um segundo momento, será realizada uma discussão acerca do papel da escola e do educador, levando em consideração temáticas relacionadas à cultura campesina, como educação ambiental. O arcabouço teórico se da no contexto da diversidade cultural encontrado nas escolas do campo, bem como na relação urbano-rural e suas particularidades

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Escola do Campo, Cultura Escolar, Educação ambiental, Diversidade Cultural

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