História e(m) imagens: narrativas visuais e contemporaneidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Gruner, Clóvis
Schio, Murilo Amboni

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

O ensino de história em nível fundamental e médio impõe ao licenciado o domínio de situações que superam o conhecimento adquirido e produzido na academia. O uso cada vez mais frequente das chamadas “novas linguagens”, atenta para a necessidade de se fazer destes recursos um uso cuidadoso, evitando sua banalização e oferecendo os recursos necessários para uma leitura crítica e contextualizada. Neste sentido, o projeto “História e(m) imagens: narrativas visuais e contemporaneidade” pretende instrumentalizar professores e alunos para o uso do cinema e dos quadrinhos no ensino de História e a presença de algumas das experiências históricas do século XX nessas mídias. Entende-se que o uso das HQs e do cinema em sala de aula, além de servir como um recurso interessante ao professor, pode igualmente qualificar a leitura dos estudantes e ser uma porta de acesso a outros meios de aproximação com a história

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

História em imagem, História em quadrinhos (HQ)

Citação