Mostrar registro simples

dc.contributor.authorChaves, Bruna Paula Pereira Gomes
dc.contributor.authorMacedo, Amanda de Fátima Mello
dc.contributor.authorCiani, Andréia Büttner
dc.contributor.authorAntunes, Francieli Agostinetto
dc.date.accessioned2017-10-26T17:40:04Z
dc.date.available2017-10-26T17:40:04Z
dc.date.issued2014-10
dc.identifier.issn2316-8285
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/2815
dc.descriptionAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho está inserido no eixo Experiências de Ensino e Aprendizagem: PIBID e a Escola. Relata uma experiência com alunos de 8o e 9o ano que participam do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –PIBID, no Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, na cidade de Cascavel. Na intenção de desenvolver o pensamento algébrico nos alunos, propomos uma atividade com o jogo de pega varetas. A partir dos registros do jogo, sugerimos a eles que utilizassem letras para representar as cores das varetas, proporcionando um contexto para a compreensão da ideia de incógnita. Sugerimos que transformassem esses dados em expressões algébricas e substituíssem os valores de cada cor para calcular a pontuação no jogo. Depois da atividade, propomos situações-problemas simulando jogadas de pega varetas. O objetivo desta aula foi criar nos alunos a necessidade da utilização do pensamento algébrico para organizar situações reaispt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUnilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEducação - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleExplorando o pensamento algébrico por meio do jogo pega varetaspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples