dc.contributor.author | Chaves, Bruna Paula Pereira Gomes | |
dc.contributor.author | Macedo, Amanda de Fátima Mello | |
dc.contributor.author | Ciani, Andréia Büttner | |
dc.contributor.author | Antunes, Francieli Agostinetto | |
dc.date.accessioned | 2017-10-26T17:40:04Z | |
dc.date.available | 2017-10-26T17:40:04Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/2815 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho está inserido no eixo Experiências de Ensino e Aprendizagem: PIBID e a
Escola. Relata uma experiência com alunos de 8o e 9o ano que participam do Projeto Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência –PIBID, no Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo
Branco, na cidade de Cascavel. Na intenção de desenvolver o pensamento algébrico nos alunos,
propomos uma atividade com o jogo de pega varetas. A partir dos registros do jogo, sugerimos a eles
que utilizassem letras para representar as cores das varetas, proporcionando um contexto para a
compreensão da ideia de incógnita. Sugerimos que transformassem esses dados em expressões
algébricas e substituíssem os valores de cada cor para calcular a pontuação no jogo. Depois da
atividade, propomos situações-problemas simulando jogadas de pega varetas. O objetivo desta aula foi
criar nos alunos a necessidade da utilização do pensamento algébrico para organizar situações reais | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Educação - ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.title | Explorando o pensamento algébrico por meio do jogo pega varetas | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |