dc.description.abstract | Este trabalho buscou analisar a relação entre os princípios norteadores do Sub Projeto
“Pedagogia-Educação Infantil”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência, PIBID, e as demandas das Escolas Municipais de Educação Infantil, EMEIs, integrantes do
Subprojeto. Ele fundamenta-se em princípios da pedagogia histórico-crítica e recorre às temáticas
sobre identidade do profissional da educação infantil, sobre relações sociais no âmbito da alteridade, e
sobre práticas pedagógicas que contemplem a mediação pedagógica, a criatividade e a ludicidade.
Através de pesquisa bibliográfica e de observações nas EMEIs, concluiu-se que a apropriação desses
princípios pelos integrantes do Subprojeto contribui para o estabelecimento de ações políticas e
pedagógicas que interfiram na realidade apresentada, a qual apresenta problemas da ordem de
estrutura física, de manutenção, de número insuficiente de docentes e de aprofundamento didático e
pedagógico | pt_BR |