Conhecendo as concepções prévias dos alunos da 1a série do ensino médio sobre a estrutura espacial das moléculas
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Carlos, Fabiane dos Santos
Santos, Daiane Beatriz Santana dos
Freire, Leila Inês Follmann
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As pesquisas em ensino têm mostrado a importância das concepções dos alunos no
processo de ensino aprendizagem. Com base nisto, o objetivo desse trabalho, desenvolvido no
PIBID de Química em uma escola pública da cidade de Ponta Grossa, foi conhecer as ideias e
concepções prévias de estudantes do ensino médio sobre geometria molecular. A pesquisa foi
realizada com alunos do primeiro ano através de um questionário respondido pelos mesmos e, a
partir de suas respostas, verificou-se que 92% dos alunos não conseguem explicar a estrutura
espacial das moléculas utilizando os conhecimentos que são aceitos pela comunidade científica.
Em função disso, considera-se importante que o professor identifique as ideias prévias dos
estudantes, para que possa usá-las como ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias
de ensino que contemplem uma aprendizagem mais significativa