A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Lucas, Lucken Bueno
Santos, Harley Lucas dos
Marques, Jamille Mariana de Oliveira
Sanzovo, Alisson Wilson dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta os primeiros resultados do subprojeto PIBID Ciências/Biologia de uma
Universidade Pública do Norte Pioneiro do Paraná. Pensando o professor como um ‘gestor’ da sala de aula, o
subprojeto tem como foco empreender uma análise crítico-reflexiva das aulas em que os bolsistas de
iniciação participam, nas escolas, a partir da evidenciação de três tipos de gestão que os professores
desenvolvem em sala de aula: gestão de conteúdo, gestão de classe e gestão da própria aprendizagem da
docência. A partir de registros em diários de campo (preenchidos pelos bolsistas), aspectos desses tipos de
gestão são socializados em reuniões formativas com a participação de todos os envolvidos no subprojeto.
Como resultado, o subprojeto tem possibilitado aos bolsistas uma análise crítica da estrutura didático-
pedagógica das aulas de Ciências e Biologia e uma visão mais clara das ações que caracterizam as tarefas de
um professor em sala de aula