A construção da cidadania a partir da memória e história local: o uso do jornal como fonte do conhecimento histórico
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Cruz, Sandro Antonio da
Silva, Alesandra da
Ribas Filho, Marcelo Douglas Nascimento
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho busca expor uma atividade desenvolvida no Colégio Estadual João XXIII -
Ensino Fundamental, Médio e Profissional, situado em Irati, Paraná. Com o intuito de intervir com o
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dentro da sala de aula, foi desenvolvida
uma atividade nos sextos anos utilizando como recurso metodológico o uso do jornal local, a fim de
problematizar a diversidade de fontes do conhecimento histórico, partir do ensino capaz de valorizar a
realidade conhecida por eles e, ainda, contribuir no desenvolvimento dos sentidos da cidadania nos alunos,
ao passo que após leitura, discussão e problematização do jornal com outras fontes do conhecimento
histórico, foi realizado um reflorestamento simbólico da escola, estabelecendo nos alunos o sentido de
participação como sujeitos modificadores dos espaços em que vivem, contribuindo na formação cidadã dos
estudantes