A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo
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Data
2014-10Autor
Teles, Larissa Joice Silva
Souza, Roberto Martins de
Metadata
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O presente resumo pretende relatar e refletir sobre a estratégia pedagógica e curricular para
conhecer e incorporar o cotidiano do mundo do trabalho de pescadores e pescadoras artesanais no
planejamento das aulas do ensino médio na área de conhecimento de Ciências Humanas I do
Colégio Estadual do Campo de Barra do Superagui, tendo como referência a observação do
cotidiano e sua interação com os conteúdos estruturantes consoante a Proposta Pedagógica das
Escolas das Ilhas do Litoral Norte (SEED, 2009). Nossa inserção somente foi viabilizada pela
realização do Programa de Iniciação à Docência – PIBID - Subprojeto de Ciências Sociais/IFPR. O
objetivo da proposta deste Subprojeto é a formação inicial de estudantes de graduação na
Licenciatura de Ciências Sociais na construção de propostas para o ensino médio na Área de
Ciências Humanas I (Sociologia e Filosofia), utilizando a concepção da Educação do Campo, uma
vez que os sujeitos a que se destina a proposta se tratam de comunidades tradicionais de pescadores
e pescadoras artesanais