dc.contributor.author | Freitas, Alessandra Martich | |
dc.date.accessioned | 2017-09-29T19:18:06Z | |
dc.date.available | 2017-09-29T19:18:06Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/2518 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo investigativo enfatizará o processo da desconstrução dos alunos perante a
representação dos estereótipos dos negros e negras na literatura. Partindo de que o ensino de história e
cultura afro-brasileira se tornou obrigatório segundo a lei 10.639/2003 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases
em seu artigo 26A. Sendo assim, compete ser muito importante estabelecer e fazer com que os alunos
entendam a importância do resgate da cultura afro-brasileira para que possam incentivar ações políticas de
reparação e igualdade em um sentido amplo na sociedade. A partir dos dados encontrados nesse processo de
desconstrução já analisados tendo em vista o conceito de Africanidades brasileiras genuínas de Silva (2003)
e o conceito de estereótipo de Hall (1997) está sendo realizada uma busca ainda maior para aprofundar o
trabalho com os discentes, para que haja concretamente uma luta contra os preconceitos enraizados a tanto
tempo | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Africanidades | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos | pt_BR |
dc.title | A (des)construção de estereótipos sobre o negro na literatura afro-brasileira: refletindo com o ensino na escola | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |