Now showing items 1-10 of 10

  • A arte de construir polígonos 

    Machado, Allan do Espírito Santo; Lima, Alana; Reis, Ana Beatriz dos; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
    Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID/Matemática, no Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski na cidade de Ponta Grossa- PR. A proposta da oficina foi organizar ...
  • Conceitos matemáticos elementares para alunos do oitavo ano do ensino fundamental 

    Vaz, Matheus Felipe; Wambier, Walderez; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
    É comum encontrarmos alunos com déficit de aprendizagem em matemática, acompanhados de pouca interação nas aulas por não compreenderem o conteúdo ministrado. Diante disso, foi oferecida uma oportunidade de amparar essa ...
  • Construindo conceitos matemáticos através de jogos 

    Pontes, Janaína; Corrêa, Emerson Blum; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
    Existem muitas alternativas para se trabalhar conceitos matemáticos sem recorrer aos métodos expositivos tradicionais, tendo isso em vista o grupo UEPG/PIBID- Matemática buscou estudar matemática de forma instigante e ...
  • Decifrando a matemática financeira no 8o ano do ensino fundamental 

    Desselmann, Andrielli; Pontes, Janaína; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
    O presente trabalho, desenvolvido pelo grupo PIBID/Matemática/UEPG no Colégio Estadual Becker e Silva, Ponta Grossa – PR. Discute com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental que os juros sobre os produtos são aplicados ...
  • O desafio de ensinar geometria a alunos surdos 

    Mello, Danilo Nenen de; Nascimento, Jéssica Karolinne Medeiros; Reis, Ana Beatriz dos; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
    O presente trabalho aponta sugestões de práticas que buscam promover o desenvolvimento escolar de alunos surdos, inseridos em salas regulares. O trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID/Matemática/UEPG, com um ...
  • O despertar para o mundo de Platão 

    Pinheiro, Inês Vitória Nabosny; Reis, Ana Beatriz dos; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
    Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/Matemática, juntamente com a professora supervisora no Colégio Estadual ...
  • Discutindo o uso da tecnologia na formação docente 

    Pontes, Janaína; Corrêa, Emerson Blum; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
    As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade atual, entretanto, as mesmas se encontram pouco entrosadas com o dia-a-dia das salas de aula. Conscientes dessa situação, ...
  • Um olhar sobre o pibid/matemática no contexto da sala de aula 

    Reis, Ana Beatriz dos; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
    Na inserção do PIBID/Matemática – UEPG nos Colégios Estaduais Professor Eugênio Malanski e Professor Becker e Silva, sitos na cidade de Ponta Grossa Paraná, observou-se que significativas mudanças estão ocorrendo no ...
  • Trabalhando com a matemática básica: adição e subtração de números decimais 

    Bonato, Gisely Foss; Camargo, Joseli Almeida; Kopis, Marisete do Rocio (Unila, 2014-10)
    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) tem como um dos seus objetivos, inserir os licenciandos no cotidiano escolar da rede pública de educação, proporcionando- lhes oportunidades de criação ...
  • Transformando geometria plana em sólidos geometricos 

    Camargo, Maria Eduarda Bittencourt; Desselmann, Andrielli; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
    É possível perceber que as formas geométricas estão presentes em nosso cotidiano desde o início da geometria euclidiana até os dias atuais, com evidente transformação dos entes fundamentais ponto, reta e plano em arrojados ...