Itens para a visualização no momento 508-527 of 556

    • Teatro e ensino da matemática: atividade desenvolvida num curso de formação docente 

      Oliveira, Ulisses Fernando da Cruz; Sacamoto, Angela; Moraes, Gabriel Eduardo Bittencourt; Gotardo, Lucas Vinicius Rocha (Unila, 2014-10)
      Este trabalho relata uma aula desenvolvida pelas alunas do Curso de Formação de Docentes do Instituto Estadual de Educação de Londrina com a colaboração dos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ...
    • O teatro musical como ferramenta do ensino de arte na escola 

      Oliveira, Renan Ghiraldi de; Delfino, Lucas de Oliveira; Veber, Andréia (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência desenvolvida dentro do projeto PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música, discutindo o ensino da arte na escola na forma interdisciplinar. Buscando unir as ...
    • O teatro na escola do campo 

      Antunes, Jonai Girardi; Lawandwski, Ricardo Junior; Silva, Janaine Da; Maziero, Luiz Carlos (Unila, 2014-10)
      Este artigo foi construído a partir de uma prática de sala de aula, onde os pibidianos, professores e alunos tiveram cumplicidade na participação. Escolheu-se três obras literárias e a partir delas organizou-se o teatro.Este ...
    • As tecnologias da informação e da comunicação, o ensino da matemática e o Pibid/Mat/Foz: entrelaços possíveis 

      Furlan, Wanderson Thiago Pires; Jaqueira, Magnum Manoel; Dias, Wellington Talles; Lübeck, Marcos (2014-10)
      Neste trabalho apresentaremos algumas passagens por nós trilhadas, como integrantes da frente de ação do PIBID/MAT/FOZ que estuda as tecnologias da informação e da comunicação para o ensino da Matemática. Considerando ...
    • As tecnologias de comunicação usadas para produzir uma educação cientifica-tecnologica 

      Silveira, Leandro Matheus Ratske da; Alves, Fabiano Silva; Rufino, Mauro César; Samojeden, Lauro Luiz (2014-10)
      O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um colégio da rede pública através do PIBID-UFPR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), este trabalho tem o intuito de incluir “objetos-problemas” ligados à ...
    • Tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem 

      Merlin, José Reinaldo; Yoshitake, Alex Kazumi; Anastácio, Paulo Roberto; Pagno, Rodrigo Tomaz (Unila, 2014-10)
      Diversas tecnologias que não foram, necessariamente, criadas para serem ferramentas de ensino e aprendizagem podem ser utilizadas em sala de aula. Para utilizá-las com eficiência, é necessário conhecê-las e analisá-las ...
    • Tecnologias na aprendizagem da perífrase estar+ gerúndio através de um curta metragem em espanhol 

      Chvaitchuk, Neli; Ribeiro, Débora Letícia; Feix, Sivane Deila; Streiechen, Eliziane Manosso (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem objetiva relatar os resultados obtidos em uma aula de Língua Espanhola em que a estratégia didática ocorreu por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para ensinar o uso da perífrase ...
    • Tecnologias na educação: produção de vídeos como proposta de ensino-aprendizagem 

      Chang, Pablo; Borgmann, Claudia; Ziemer, Nadiégi Esteici; Gomes, Elinalva (Unila, 2014-10)
      O uso de tecnologias em sala de aula é cada vez mais constante, principalmente de vídeos. Nesse sentido, discussões de um grupo de pibidianos do curso de licenciatura em matemática promoveu a produção de vídeo aulas ...
    • O tema transversal sexualidade no ensino fundamental 

      Anchieta, Drieli Wawzeniak de; Camboim, Franciele Foschiera; Fernandes, Juliana Nunes; Molin, Thiago Dal (Unila, 2014-10)
      Trata-se de relato da prática educativa desenvolvida por discentes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em uma escola pública do oeste do Paraná, em que foi abordado o tema sexualidade ...
    • Teorema de Pick: proposta de um trabalho interdisciplinar na educação básica 

      Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala; Rodrigues, Jéssica Augusta Marchiori; Furlan, Miriam da Silva Castro (Unila, 2014-10)
      Este trabalho visa mostrar a importância de um ensino interdisciplinar nas escolas de Educação Básica dando enfoque às disciplinas de Matemática e Geografia. Partindo do conceito de interdisciplinaridade e trabalhando ...
    • Teoria das cores - uma proposta didática 

      Goulartt, Marcello; Dalri, Jackelini; Higa, Ivanilda (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino da teoria cores, para o segundo ano do Ensino Médio, em um colégio da rede pública estadual, no município de São José dos Pinhais, Paraná, no âmbito do projeto ...
    • Teoria e prática: importância da observação para a formação de docentes 

      Amaral, Sandra Caroline do; Assis, Ligia Lobo de (Unila, 2014-10)
      Observar é ver além do que se pode notar, é absorver informações para aprofundar sua pesquisa. É um método científico fundamentador da prática, relacionada com a teoria. No Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à ...
    • Termoquímica, fazendo e aprendendo 

      Caldas Netto, José Silveira; Bagatin, Alessandra Camile Klinger (Unila, 2014-10)
      Esta atividade foi realizada com os alunos do segundo do ensino médio, de um colégio estadual de Curitiba, no segundo semestre de 2013 no subprojeto de Química. Os conceitos abordados foram caloria, mudança de estado ...
    • Teste da chama: análise de um experimento investigativo 

      Müller, Cleverton Miguel; Ferreira, Matheus; Fernandes, Julia Piechontcoski; Santos, Edimara Zacarias dos (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho consiste em uma análise referente a um experimento demonstrativo investigativo realizado em laboratório com as turmas de primeiro ano do ensino médio. Para a turma A solicitou-se que fosse respondido ...
    • Tinha um livro no meio do caminho: estratégias de leitura na sala de aula 

      Silva, Maraisa Daiana da; Tomé, Talita Dias; Corsi, Margarida da Silveira; Ritter, Lilian Cristina Buzato (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho é parte do Subprojeto Pibid-Letras/Português da Universidades Estadual de Maringá e apresenta resultados obtidos por meio de uma oficina realizada com alunos do 6 o ano, do Ensino Fundamental, estudantes ...
    • Trabalhando a relação do capitalismo e do socialismo através do jogo com alunos do 8o ano do ensino fundamental 

      Bordinhão, Lucas; Swiech, Anderson; Muchau, Silvia Letícia; Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos (Unila, 2014-10)
      Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/Geografia da Universidade Estadual do Centro – Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati – PR numa das escolas ...
    • Trabalhando com a matemática básica: adição e subtração de números decimais 

      Bonato, Gisely Foss; Camargo, Joseli Almeida; Kopis, Marisete do Rocio (Unila, 2014-10)
      O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) tem como um dos seus objetivos, inserir os licenciandos no cotidiano escolar da rede pública de educação, proporcionando- lhes oportunidades de criação ...
    • Trabalhando com literatura na disciplina de língua estrangeira 

      Bomfim, Diego Vinícius Faria do (Unila, 2014-10)
      Este artigo apresenta o plano de ensino desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Letras / Inglês da UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Campus de ...
    • Trabalho docente e a relevância do Pibid na formação de futuros professores 

      Paula, Érica Fernanda de; Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de (Unila, 2014-10)
      O presente estudo pretende levantar uma reflexão sobre o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na formação do futuro professor. Sendo uma proposta do Ministério da Educação e da Coordenação ...
    • Trançando histórias: cabelos, trajetórias e identidades 

      Silveira, Paulo Vitor da; Rodrigues, Marisa Cristina (Unila, 2014-10)
      O trabalho em questão é um relato de experiência desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2013, tem como objetivo compreender, utilizando para isso a produção audiovisual, como referenciais estéticos podem colaborar ...