Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 528-547 of 556
-
Transformando geometria plana em sólidos geometricos
(Unila, 2014-10)É possível perceber que as formas geométricas estão presentes em nosso cotidiano desde o início da geometria euclidiana até os dias atuais, com evidente transformação dos entes fundamentais ponto, reta e plano em arrojados ... -
A transversalidade no ensino de língua inglesa
(2014-10)O presente artigo tem como objetivo apresentar a prática do PIBID/Inglês ocorrida nas aulas de língua inglesa com alunos do 7oano, objetivando o aumento do vocabulário e do conhecimento, levando como base teórica os ... -
Tribos urbanas: uma forma de discutir a diversidade cultural em sala de aula
(Unila, 2014-10)O presente trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Padre Reus de Pérola D’Oeste, Sudoeste do Paraná. A ideia surge através do Projeto do PIBID – Diversidade sendo que um dos temas é os “Momentos Filosóficos e ... -
A troca de cartas como instrumento de socialização e uma forma dinâmica de incentivo à leitura e escrita
(2014-10)Este artigo tem como objetivo relatar experiências vivenciadas em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná; na qual é aplicado um projeto de incentivo a leitura e a escrita, desenvolvido ... -
O uso da maquete como recurso didático no ensino da geografia
(Unila, 2014-10)O presente artigo foi construído a partir de uma prática pedagógica desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). A atividade foi realizada com o 6o ano “A”, ... -
Uso das tecnologias como ambiente de aprendizagem no ensino de História
(Unila, 2014-10)Objetiva-se, com este trabalho, tecer considerações em torno de temáticas debatidas a respeito do uso de tecnologia nos meios escolares, mostrando o impacto relevante, tanto positivo, quanto negativo da utilização de uso ... -
Uso de documentários nas intervenções Pibid: experiência em sala de aula
(Unila, 2014-10)Este artigo tem por objetivo refletir a utilização de fontes cinematográficas em sala de aula, considerando as concepções do ensino de história que coloca os documentários históricos como possibilidades que contribuem ... -
Uso de um website como uma abordagem diferenciada no ensino da química
(Unila, 2014-10)Com o advento da informática e a proliferação do uso da internet para grande parte da população houve uma grande melhoria no processo de aprendizagem, havendo inúmeras possibilidades de metodologias alternativas para que ... -
O uso do ludíco com ferramenta de avaliação para alunos com transtornos globais
(Unila, 2014-10)O ensino progride de acordo com a sua época em questão, da mesma maneira que as necessidades dos alunos têm se especializado. Para que seja possível atender seus respectivos problemas é necessário inovar as metodologias ... -
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
(Unila, 2014-10)A tabela Periódica organizada e elaborada com características puramente visuais como formato, distribuição, cor, símbolos, informações numéricas e propriedades com seguimentos distintos, acaba por excluir de uma vez o ... -
Utilização da avaliação diagnóstica como recurso didático pedagógico: relato de experiênça
(Unila, 2014-10)O respectivo trabalho de pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre o projeto desenvolvido pelos acadêmicos participantes do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), da Universidade ... -
A utilização da poesia na formação de professores de química
(2014-10)O trabalho aborda a relação Ciência e Poesia na Formação de Professores de Química no contexto do PIBID. O objetivo é investigar as concepções dos licenciandos sobre o uso da Poesia na sala de aula assim como as contribuições ... -
A utilização de jogos on-line no ensino de matemática aos alunos do CEEBJA
(2014-10)O presente trabalho relata algumas experiências com metodologias diferenciadas, com ênfase na utilização de jogos on-line em aulas aplicadas aos alunos do centro estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos-CEEBJA ... -
A utilização de meios tecnologicos e materiais didáticos para o estudo da trigonometriacomo forma de diversificação e aprimoramento no ensino de matemática
(2014-10)O presente artigo traz uma proposta de sequência de atividades e a discussão da intervenção pedagógica, realizada em sala de aula, com o objetivo de possibilitar os alunos reverem e melhor compreenderem os conceitos de ... -
Utilização de modelos didáticos como facilitadores da aprendizagem nas disciplinas de ciências e biologia
(Unila, 2014-10)O presente trabalho realizado na Unespar - Campus União da Vitória vinculado ao Subprojeto PIBID Ciências Biológicas, teve como objetivo elaborar modelos que facilitassem o aprendizado da morfologia animal pelos alunos ... -
A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
(2014-10)Uma análise do formato atual das escolas brasileiras, públicas ou privadas, revela com nitidez que o modelo tradicional de ensino ainda é amplamente adotado, em detrimento de abordagens didático- pedagógicas alternativas, ... -
A utilização do celular como ferramenta para o ensino de física
(2014-10)Este trabalho tem por objetivo explorar as oportunidades pedagógicas relacionadas as Tecnologias de Informação e Comunicação fazendo uso de celulares e tablets no processo de ensino e aprendizagem de Física. A utilização ... -
A utilização do jogo mancala no desenvolvimento de conceitos matemáticos
(2014-10)Os recursos lúdicos favorecem a reflexão sobre as intervenções e práticas pedagógicas dos professores, portanto, o presente estudo tem por finalidade apresentar o jogo Mancala como uma estratégia de ensino no contexto ... -
A utilização do jornal como meio de divulgar as atividades desenvolvidas: uma experiência do PIBID/Química da UEM
(2014-10)O presente discute a utilização do jornal como uma das formas de linguagem que aborda a diversidade de ideias dentro de uma sala de aula e como veículo para divulgação dos resultados obtidos com a aplicação de atividades ... -
A utilização dos jogos como recurso didático da matemática na sala de apoio
(2014-10)Este artigo narra a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar uma turma de sala de apoio do Colégio Estadual, da ...