Itens para a visualização no momento 517-536 of 556

    • Teorema de Pick: proposta de um trabalho interdisciplinar na educação básica 

      Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala; Rodrigues, Jéssica Augusta Marchiori; Furlan, Miriam da Silva Castro (Unila, 2014-10)
      Este trabalho visa mostrar a importância de um ensino interdisciplinar nas escolas de Educação Básica dando enfoque às disciplinas de Matemática e Geografia. Partindo do conceito de interdisciplinaridade e trabalhando ...
    • Teoria das cores - uma proposta didática 

      Goulartt, Marcello; Dalri, Jackelini; Higa, Ivanilda (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino da teoria cores, para o segundo ano do Ensino Médio, em um colégio da rede pública estadual, no município de São José dos Pinhais, Paraná, no âmbito do projeto ...
    • Teoria e prática: importância da observação para a formação de docentes 

      Amaral, Sandra Caroline do; Assis, Ligia Lobo de (Unila, 2014-10)
      Observar é ver além do que se pode notar, é absorver informações para aprofundar sua pesquisa. É um método científico fundamentador da prática, relacionada com a teoria. No Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à ...
    • Termoquímica, fazendo e aprendendo 

      Caldas Netto, José Silveira; Bagatin, Alessandra Camile Klinger (Unila, 2014-10)
      Esta atividade foi realizada com os alunos do segundo do ensino médio, de um colégio estadual de Curitiba, no segundo semestre de 2013 no subprojeto de Química. Os conceitos abordados foram caloria, mudança de estado ...
    • Teste da chama: análise de um experimento investigativo 

      Müller, Cleverton Miguel; Ferreira, Matheus; Fernandes, Julia Piechontcoski; Santos, Edimara Zacarias dos (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho consiste em uma análise referente a um experimento demonstrativo investigativo realizado em laboratório com as turmas de primeiro ano do ensino médio. Para a turma A solicitou-se que fosse respondido ...
    • Tinha um livro no meio do caminho: estratégias de leitura na sala de aula 

      Silva, Maraisa Daiana da; Tomé, Talita Dias; Corsi, Margarida da Silveira; Ritter, Lilian Cristina Buzato (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho é parte do Subprojeto Pibid-Letras/Português da Universidades Estadual de Maringá e apresenta resultados obtidos por meio de uma oficina realizada com alunos do 6 o ano, do Ensino Fundamental, estudantes ...
    • Trabalhando a relação do capitalismo e do socialismo através do jogo com alunos do 8o ano do ensino fundamental 

      Bordinhão, Lucas; Swiech, Anderson; Muchau, Silvia Letícia; Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos (Unila, 2014-10)
      Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/Geografia da Universidade Estadual do Centro – Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati – PR numa das escolas ...
    • Trabalhando com a matemática básica: adição e subtração de números decimais 

      Bonato, Gisely Foss; Camargo, Joseli Almeida; Kopis, Marisete do Rocio (Unila, 2014-10)
      O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) tem como um dos seus objetivos, inserir os licenciandos no cotidiano escolar da rede pública de educação, proporcionando- lhes oportunidades de criação ...
    • Trabalhando com literatura na disciplina de língua estrangeira 

      Bomfim, Diego Vinícius Faria do (Unila, 2014-10)
      Este artigo apresenta o plano de ensino desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Letras / Inglês da UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Campus de ...
    • Trabalho docente e a relevância do Pibid na formação de futuros professores 

      Paula, Érica Fernanda de; Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de (Unila, 2014-10)
      O presente estudo pretende levantar uma reflexão sobre o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na formação do futuro professor. Sendo uma proposta do Ministério da Educação e da Coordenação ...
    • Trançando histórias: cabelos, trajetórias e identidades 

      Silveira, Paulo Vitor da; Rodrigues, Marisa Cristina (Unila, 2014-10)
      O trabalho em questão é um relato de experiência desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2013, tem como objetivo compreender, utilizando para isso a produção audiovisual, como referenciais estéticos podem colaborar ...
    • Transformando geometria plana em sólidos geometricos 

      Camargo, Maria Eduarda Bittencourt; Desselmann, Andrielli; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      É possível perceber que as formas geométricas estão presentes em nosso cotidiano desde o início da geometria euclidiana até os dias atuais, com evidente transformação dos entes fundamentais ponto, reta e plano em arrojados ...
    • A transversalidade no ensino de língua inglesa 

      Freitas, Tobias Miguel Batista de (2014-10)
      O presente artigo tem como objetivo apresentar a prática do PIBID/Inglês ocorrida nas aulas de língua inglesa com alunos do 7oano, objetivando o aumento do vocabulário e do conhecimento, levando como base teórica os ...
    • Tribos urbanas: uma forma de discutir a diversidade cultural em sala de aula 

      Cardoso, Vinicius Matheus; Camera, Andreia Prosdócimi; Royer, Fernanda Patrícia; Hermann, Gilson (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Padre Reus de Pérola D’Oeste, Sudoeste do Paraná. A ideia surge através do Projeto do PIBID – Diversidade sendo que um dos temas é os “Momentos Filosóficos e ...
    • A troca de cartas como instrumento de socialização e uma forma dinâmica de incentivo à leitura e escrita 

      Silva, Lucinete da; Dantas, Thiago Bogado; Bondezan, Andreia Nakamura (2014-10)
      Este artigo tem como objetivo relatar experiências vivenciadas em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná; na qual é aplicado um projeto de incentivo a leitura e a escrita, desenvolvido ...
    • O uso da maquete como recurso didático no ensino da geografia 

      Koelzer, Acioni da Silva; Granja, Sabrina Matias; Kotz, Guilherme Felipe; Schlosser, Marli Terezinha Szumilo (Unila, 2014-10)
      O presente artigo foi construído a partir de uma prática pedagógica desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). A atividade foi realizada com o 6o ano “A”, ...
    • Uso das tecnologias como ambiente de aprendizagem no ensino de História 

      Strona, Milliann Carla; Santos, Letícia Farias dos (Unila, 2014-10)
      Objetiva-se, com este trabalho, tecer considerações em torno de temáticas debatidas a respeito do uso de tecnologia nos meios escolares, mostrando o impacto relevante, tanto positivo, quanto negativo da utilização de uso ...
    • Uso de documentários nas intervenções Pibid: experiência em sala de aula 

      Noda, Marisa; Adão, Larissa Beatriz; Menezes, Jóice Nunes (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem por objetivo refletir a utilização de fontes cinematográficas em sala de aula, considerando as concepções do ensino de história que coloca os documentários históricos como possibilidades que contribuem ...
    • Uso de um website como uma abordagem diferenciada no ensino da química 

      Santos, Andre Luis Neves dos; Homeniuk, Amanda Luiza Lima; Cardoso, Ligia Mara de (Unila, 2014-10)
      Com o advento da informática e a proliferação do uso da internet para grande parte da população houve uma grande melhoria no processo de aprendizagem, havendo inúmeras possibilidades de metodologias alternativas para que ...
    • O uso do ludíco com ferramenta de avaliação para alunos com transtornos globais 

      Moreira, Hesro Jhony; Brito, Bharbara Stella Cordeiro; Silva, Rodrigo Pedroso; Paiva, Pablo Henrique Eduardo Nazário de (Unila, 2014-10)
      O ensino progride de acordo com a sua época em questão, da mesma maneira que as necessidades dos alunos têm se especializado. Para que seja possível atender seus respectivos problemas é necessário inovar as metodologias ...