Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 484-503 of 556
-
Relatos de experiência do projeto de luta “judô” - PIBID educação física Colégio Estadual Luiza Ross – EFM
(Unila, 2014-10)O presente estudo se propõe relatar as experiências obtidas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, através do Projeto ... -
Relevância das teorias linguísticas no processo de ensino/aprendizagem do idioma espanhol
(Unila, 2014-10)Este artigo tem como objetivo primeiro a análise da importância das teorias de ensino e aquisição do espanhol como língua estrangeira. Outra pretensão é expor um relato de experiência de ensino/aprendizagem, que consiste ... -
Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais
(Unila, 2014-10)O inicio do século XXI apresenta um panorama significativo para a aprendizagem do ensino teatral no ambiente escolar, tendo como base os processos cênicos realizados pelo subprojeto Teatro do IFPR- Campus Palmas. O ... -
Representações femininas: percepção de estereótipos e objetificação da mulher em propagandas
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo expor atividade realizada pelo PIBID História 1 UFPR por ocasião do Dia da Mulher. Sob coordenação da Profa. Dra. Karina Kosicki Belotti e orientação dos professores Alisson Gonçalves e ... -
Representações sociais e profissionais do Pibid (em geografia) na visão de diferentes sujeitos da comunidade escolar e universitária
(Unila, 2014-10)A problemática deste trabalho pauta-se na indagação: Qual a visão dos diferentes sujeitos da comunidade escolar e universitária com relação aos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência? ... -
Resolução de problemas na aprendizagem significativa de física
(Unila, 2014-10)A resolução de exercícios é uma pratica necessária na aprendizagem de física e também de outras ciências, entretanto existe um limite até onde a eficiência desses exercícios chega. Exercícios utilizam rotinas automatizadas ... -
Resolução de problemas nos anos iniciais: uma proposta
(Unila, 2014-10)Neste artigo são apresentados os aspectos iniciais do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa “A Resolução de Problemas como estratégia metodológica para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, ... -
Resolução geométrica de equações quadráticas: um novo conceito nas escolas
(Unila, 2014-10)Tendo em vista que muitos alunos têm dificuldade de resolver equações quadráticas utilizando fórmulas matemáticas nós, futuros professores, devemos buscar outras formas de resolução para alterar esse quadro na educação ... -
O retorno da filosofia ao ensino médio no Brasil: desafios para o PIBID
(Unila, 2014-10)Pretendemos investigar sobre o retorno do ensino de Filosofia no Brasil e relatar as contribuições do PIBID no sentido de formar pedagogicamente os futuros professores. O caminho escolhido foi o da análise e contraposição ... -
O RPG como alternativa lúdica para o ensino da filosofia
(Unila, 2014-10)Este relato discute o trabalho científico-pedagógico ora em desenvolvimento com alunos do 1o ano do ensino médio do Colégio Visconde de Guarapuava. Refere-se à possibilidade de, neste grau,ensinar filosofia de forma ... -
Sala de apoio à aprendizagem e o fator evasão: relato de uma experiência docente por meio do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)
(Unila, 2014-10)O presente trabalho relata as experiências vivenciadas por uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), e as novas visões que o “estar na escola” proporcionou. O projeto foi desenvolvido ... -
Sala de apoio de matemática: uma possibilidade para superar dificuldades!
(Unila, 2014-10)O presente trabalho foi realizado no Colégio Estadual Padre Réus, localizado no município de Pérola D’Oeste – PR, e teve como intuito de auxiliar os educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem na área da ... -
A sala de aula como espaço formativo dos bolsistas de iniciação à docência
(2014-10)O objetivo deste texto é apresentar as experiências adquiridas pelas autoras através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná –Campus Palmas. ... -
“O salto quântico dos vagalumes”: os quadrinhos como ferramenta didática nas aulas de química
(Unila, 2014-10)O trabalho analisa os resultados de uma Proposta Didática que aborda o modelo atômico de Bohr a partir de uma HQ sobre a bioluminescência dos vagalumes. Como os conceitos envolvidos nesse conteúdo são vistos de forma ... -
Sementes crioulas: produzir, multiplicar, partilhar!
(Unila, 2014-10)Neste texto, discorre-se sobre a Festa das Sementes, organização de trabalho coletivo entre bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID Diversidade), na comunidade da ... -
Sistema monetário brasileiro: a importância para se formar cidadãos críticos
(Unila, 2014-10)Neste artigo apresentamos uma proposta de ensino desenvolvida pelo PIBID da Universidade Federal do Paraná, no projeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática. O projeto aplica-se na Escola Municipal São Luiz com 35 ... -
Situação de estudo: “o poder do limoneno” como proposta didática para o ensino de estereoquímica no ensino médio
(Unila, 2014-10)O presente trabalho, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Apucarana, apresenta uma proposta contextualizada ... -
Sociologia do desenho animado: a transposição dos conceitos sociológicos para o ensino fundamental
(Unila, 2014-10)O objetivo deste pôster é relatar a experiência da organização do projeto de oficinas intitulado “Sociologia do Desenho Animado” que ocorreu na II Jornada de Humanidades no Colégio Estadual Benjamin Constant situado na ... -
Sociologia e cinema: o filme como instrumento didático
(Unila, 2014-10)O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência do trabalho realizado com os bolsistas do Pibid de Ciências Sociais da Uel, no Colégio Estadual Marcelino Champagnat em Londrina-Pr, no primeiro semestre de 2014. ... -
Sociologia e ideologia: um conflito do campo sociológico no espaço escolar
(Unila, 2014-10)A sociologia passa por uma nova fase desde sua implementação legal dentro da educação básica em todas as escolas do Brasil em 2008. A sua entrada traz questões, compreensões, projeções e analises sobre seu ensino; qual ...