Itens para a visualização no momento 233-252 of 556

    • Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental 

      Galeski, Thomas Romano Cavalett; Cardoso, Thiago José; Souza, Paulo Nunes de; Bornholdt, Vinicius Gibran Gehlen (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem por objetivo fazer um relato da experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; o trabalho realizado com o corpo discente do Ensino Médio do Colégio Estadual ...
    • Formação docente: a importância do Pibid através do subprojeto de educação física na Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes Em Palmas-PR 

      Bonafé, Priscila de Lima; Ruaro, Márcio Flávio; Ribeiro, Cezar Grontowski (Unila, 2014-10)
      O presente artigo apresenta como tema a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente, através do subprojeto de Educação Física desenvolvido na Escola Municipal ...
    • A formação em agroecologia na ciranda infantil: a vivência com a “bomba de sementes” 

      Silva, Natália da; Godoi, Joélia Cordeiro de; Arruda, Cristiane Aparecida (2014-10)
      Neste texto, apresentamos estudos e reflexões sobre a intervenção pedagógica nominada “Bomba de sementes” realizada com as crianças participantes da Ciranda Infantil durante a XIII Jornada de Agroecologia. A proposta foi ...
    • Formação inicial do professor: foco na proposta com gêneros discursivos da esfera midiática 

      Aguiar, Luis (Unila, 2014-10)
      Este trabalho se originou das discussões realizadas pelo PIBID de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual de Maringá e tem como objetivo principal discutir resultados parciais do desenvolvimento de oficinas de gêneros ...
    • A formação inicial e as contribuições do PIBID 

      Klein, Rejane (2014-10)
      Neste texto, apresentamos algumas reflexões referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto, Pedagogia Anos Iniciais. O objetivo desta comunicação é refletir ...
    • Formar cidadãos: crença ou realidade 

      Lopes, Silvane; Sperotto, Yedda Lemos; Spanivello, Laura Beatriz da Silva (Unila, 2014-10)
      Ser professor de Língua Portuguesa exige a arte do bem falar e do bem escrever. Seu trabalho no universo escolar agrega objetivos como: formar cidadão, elevar a auto-estima do aluno, desenvolver a leitura e a escrita de ...
    • A fotografia como fonte histórica para a sala de aula 

      Ramos, Jeferson (2014-10)
      O uso de uma fotografia em sala de aula como fonte histórica e instrumento de intervenção e confrontamento com os conhecimentos prévios de educandos de um colégio Estadual da cidade de Guarapuava é o foco deste trabalho, ...
    • Futebol de botão: relato de experiência realizada na educação infantil 

      Bucciarelli, Tamara de la Macarena Moreiras; Silva, Tamyris Caroline da; Stankevecz, Pricila de Fátima; Agranionih, Neila Tonin (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como tema escritas numéricas na Educação Infantil. Tem como objetivo relatar a sequência didática Futebol de Botão realizada com crianças de 4 e 5 anos do CEI – Pipa Encantada – Curitiba PR. As formas ...
    • Genero, rotina escolar e professoras 

      Jesus, Atair José Bernardino de; Martelli, Andréa Cristina (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como objetivo compreender questões relacionadas a gênero, a partir do posicionamento de professoras, que atuam na rede de educação básica do município de Cascavel-PR, e participam do PIBID (Programa ...
    • O gênero música como ferramenta no ensino da língua inglesa 

      Deus, Renan William Silva de; Luiz, Patrícia de Lima (Unila, 2014-10)
      O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Língua Inglesa (LI) na Universidade Estadual do Norte do Paraná, tem como objetivo estabelecer vínculo direto entre universidade e escolas da educação básica ...
    • Gênero suas implicações na educação de jovens e adultos 

      Oliveira, Carlos Roberto de; Paim, Jaquelini Marquezim; Meira, Jéssica de; Machado, Josiane (Unila, 2014-10)
      O tema gênero está diretamente ligado à Educação de Jovens e Adultos. Discutir a EJA sob essa perspectiva é de fundamental importância para seu fortalecimento enquanto política pública, tornando- a como um dos instrumentos ...
    • Gênero: perfil dos educandos e das educandas da EJA 

      Marquezim, Jaquelini; Oliveira, Carlos Roberto de (Unila, 2014-10)
      Entendemos que não podemos desprezar as características que estão postas na sala de aula, como a questão do gênero, que se faz muito presente entre os alunos, principalmente quando o tema é frequência e permanência destes. ...
    • Os gêneros discursivos/textuais no processo de formação dos Pibidianos 

      Soardi, Andreia; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos (Unila, 2014-10)
      Diante das orientações às práticas pedagógicas atuais, este artigo tem como objetivo investigar como os bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Letras/Português PIBID/UENP-CJ estão sendo preparados para ensinar ...
    • Ginástica geral na escola: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física 

      França, Rafael Marques; Pelegrini, Thiago; Bozz, Ana Carolina Silva; Lourenço, Kamila (Unila, 2014-10)
      Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo básico do conteúdo estruturante Ginástica, para alunos de nonos anos de um colégio estadual do município de Londrina/PR. Ao longo dos anos ...
    • Gincana matemática 

      Crul, Giovanni Antonio Cereta; Baier, Luana Cristina; Baglioli, Arlete do Rocio; Medina, Simone da Silva Soria (Unila, 2014-10)
      O PIBID/UFPR - Matemática - subprojeto 2011, vem desenvolvendo e implementando, desde 2012, gincanas matemáticas em escolas estaduais, com o objetivo de revisar com os alunos os conteúdos trabalhados nas séries que os ...
    • Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa: séries finais do ensino fundamental e ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato 

      Tavares, Leandra Santolin; Seben, Jeferson Luiz; Salvatti, Wander Carlos; Pereira, Weslem Luis (Unila, 2014-10)
      A finalidade deste trabalho é compartilhar a experiência da “Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa 6 ” realizada no Colégio Estadual Monteiro Lobato, Dois Vizinhos, PR, dia 27 de agosto de 2014. Os objetivos ...
    • A gincana no processo de ensino-aprendizagem da matemática para o ensino médio 

      Munhoz, Jefferson Amaral; Bettiollo Junior, Leocir; Kokoten, Talita Tamiris (2014-10)
      Este trabalho fundamentou a aplicação de uma atividade pedagógica, baseada em uma gincana matemática no Colégio Estadual Bibiana Bitencourt. A gincana destinou-se a alunos do ensino médio e foi aplicado em conjunto com ...
    • A grande empresa capitalista no campo: estudo a partir do Colégio Estadual Do Campo Lagoa Seca, Candói (PR) 

      Ferreira, Josenilda da Cruz; Nunes, Sidemar Presotto; Barbosa, Almir Batista; Moreira, Anderson Adailto Prazeres (2014-10)
      Este artigo é parte de trabalho realizado no Colégio Estadual do Campo Lagoa Seca, onde grande parte dos estudantes são filhos de trabalhadores assalariados em fazendas do entorno. Tem como objetivo conhecer a dinâmica ...
    • Grêmio Estudantil 11 de agosto: atividades desenvolvidas 

      Figueiredo Junior, Jalme Santana de (Unila, 2014-10)
      No município de Francisco Beltrão PR, verificamos por parte do Núcleo Regional de Educação (NRE) bem como pelas escolas, uma preocupação na formação de agremiações estudantis. No ano de 2013, participamos do PIBID de ...
    • Grupo de estudos de filosofia no ensino médio 

      Bagatini, André; Corrêa, Alessandro Vorussi (Unila, 2014-10)
      Quais são os ganhos na formação do estudante de ensino médio com a leitura dos clássicos da filosofia? Essa é a questão que permeia nosso texto e da qual apontamos por meio de uma prática metodológica um caminho por onde ...