Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 22-41 of 556
-
Aprendizagem de física a partir da experimentação: uma experiência no ensino médio normal
(2014-10)Este trabalho traz reflexões acerca da elaboração e implementação de uma proposta didática para o ensino de Conservação de Energia Mecânica, numa Escola Estadual, turma do Curso de formação de Docentes para a Educação ... -
Aprendizagem significativa do tema “fotossíntese” no ensino fundamental: um relato de experiência
(2014-10)Um dos principais problemas no ensino de ciências está no distanciamento do conteúdo teórico proposto pelo docente à realidade de vida do aluno. Como o tema da fotossíntese apresenta-se de forma abstrata e distante do ... -
Aprimorando o raciocínio lógico por meio da resolução de problemas: uma proposta incentivadora para a OBMEP
(2014-10)A motivação para o presente trabalho nasceu das experiências realizadas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto da Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste, desenvolvido ... -
A arte de construir polígonos
(2014-10)Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID/Matemática, no Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski na cidade de Ponta Grossa- PR. A proposta da oficina foi organizar ... -
Arte na escola: um relato de experiência no contexto do projeto Pibid interdisciplinar artes cênicas e música
(2014-10)O presente artigo debate a inserção da Arte na escola de educação básica no ambiente do Colégio Estadual Vinicius de Moraes, na cidade de Maringá-PR, considerando a experiência vivida em campo através do Programa ... -
Arte, matemática e Pibid: explorando as obras de Vinicius de Moraes e Kandinsky
(2014-10)O projeto envolvendo Arte e Matemática contando com a colaboração de pibidianos (acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência) surgiu em função da comemoração do centenário de Vinicius de Moraes ... -
Arte-cidade: uma proposta de intervenções urbanas no espaço da escola pública
(2014-10)O intuito deste texto é relatar e refletir sobre a construção de um trabalho coletivo em arte que possibilitou a aproximação dos estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais (bolsistas PIBID) junto à realidade ... -
Artes visuais na educação infantil: intervenções significativas com o PIBID
(2014-10)O presente artigo tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas por meio do subprojeto “De que vale olhar sem ver: A Arte na Educação Infantil” desenvolvido pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de ... -
Articulação entre a formação inicial e continuada no Pibid - aspectos formativos da docência no acompanhamento de alunos em processo de alfabetização
(2014-10)Este texto apresenta reflexões sobre o processo formativo produzido no PIBID, Subprojeto de Licenciatura, desenvolvido com graduandos do Curso de Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, em parceria com a ... -
Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o PIBID de pedagogia UEL
(Unila, 2014-10)Nesse trabalho, a linha de pesquisa é a rotina escolar e suas implicações no processo de aprendizagens das crianças na primeira infância no Centro Municipal de Educação Infantil de Londrina / PR. Para isso, o suporte ... -
Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o Pibid de pedagogia UEL
(2014-10)Nesse trabalho, o foco de pesquisa é o ateliê de artes e suas contribuições para o ensino e aprendizagem das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil. Para isso, o suporte teórico utilizado foram as discussões ... -
Uma atividade experimental para o ensino de função afim
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem por objetivo relatar uma oficina desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência– PIBID, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Cascavel, ocorrida no dia 20 de ... -
Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
(2014-10)No ensino de Ciências, conteúdos essencialmente teóricos, como constituição da matéria, compõem um dos tópicos em que os alunos expressam maior dificuldade de compreensão por priorizar a memorização, interferindo ... -
Atlas histológico virtual e interativo para as escolas do PROUCA
(2014-10)No Programa Um Computador por Aluno-PROUCA, a disponibilidade de materiais didáticos é limitada. Para diminuir este déficit foi elaborado um atlas virtual histológico, baseado no acervo do Departamento de Biologia Celular ... -
A atuação dos pibidianos como suavizadores do conflito teoria e prática, o caso da matemática
(2014-10)A iniciação à docência promovida pelo PIBID traz uma oportunidade de questionamento e justificação para o ensino de conteúdos ditos mais formais no currículo de licenciatura em Matemática, se considerarmos dentre os ... -
Aula de campo como prática para a interdisciplinaridade
(2014-10)O artigo apresenta uma prática interdisciplinar realizada entre dois projetos do PIBID sendo um pertencente à Universidade Federal do Paraná com o Subprojeto de Geografia e o outro da PUC- PR com o subprojeto de Música ... -
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
(2014-10)Novos métodos para aperfeiçoar o aprendizado nas escolas de ensino fundamental e médio são continuamente buscados e sugeridos por diferentes autores. Porém, não é tarefa fácil modificar o cotidiano atual das escolas e ... -
Auto-organização: uma prática em construção na Escola Municipal Juscelino Kubitschek
(2014-10)A construção da auto-organização é uma atividade que procura romper com a passividade na prática educativa característica da escola convencional e que, historicamente, não prevê atividades em que os alunos tenham ... -
Avaliação formativa: o uso do portfólio no ensino de História
(2014-10)Nas atividades escolares as quais tivemos contato através dos trabalhos realizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), percebemos algumas dificuldades dos professores em relação às práticas ... -
Basquete de rua: saindo do “tradicional”
(2014-10)Este trabalho foi desenvolvido com base em uma nova forma de se apresentar o esporte na escola, em que escolhemos o basquete de rua como conteúdo a ser desenvolvido na escola, tanto nas aulas de Educação Física quanto ...