Itens para a visualização no momento 127-146 of 556

    • Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Experiência do Pibid no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina 

      Farias, Adriana Medeiros (Unila, 2014-10)
      O presente texto expõe a proposta político-pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), subprojeto Pedagogia, no campo da Educação de Jovens ...
    • Educação de jovens e adultos no Museu Histórico de Londrina 

      Eduardo, Joice Luciana; Bicalho, Juliana; Almudi, Henrique (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta uma exploração de campo acerca de uma exposição feita no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas que participam do Programa ...
    • Educação do campo e a intervenção comunitária 

      Debortoli, Solange Fernandes Barrozo; Bonetti, Sandra Paula; Mergner, Marciane; Vismara, Lilian de Souza (Unila, 2014-10)
      Neste trabalho, discorre-se sobre a organização do trabalho coletivo pela proposta de aulas a partir do diagnóstico de comunidade, realizada por bosistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para ...
    • Educação do campo na Escola Juscelino Kubitschek: uma valorização da identidade cultural 

      Schlickmann, Adriele; Tomé, Andréia; Anhaia, Eliane Samoel; Karling, Laís Dal Pubel (Unila, 2014-10)
      O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID proporciona-nos a oportunidade de contato com diferentes ambientes escolares. Neste texto apresentamos reflexões relacionadas ás atividades desenvolvidas ...
    • Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola 

      Santos, Joel Silva dos; Souza, Roberto Martins de (Unila, 2014-10)
      O presente artigo tem por objetivo compreender o papel emancipador da escola do campo na construção do conhecimento sobre as transformações sociais ocorridas no espaço do Campo/Ilhas, no âmbito das comunidades tradicionais ...
    • A educação do campo na ilha de superagui: o conhecimento da pesca artesanal entra na escola 

      Lima, Isabelle Leal de; Souza, Roberto Martins de (2014-10)
      O presente trabalho tem por finalidade apresentar a importância da educação do campo no caso especifico da Ilha de Supergui no Município de Guaraqueçaba. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) ...
    • Educação do campo: o trabalho de base e o desafio metodológico da interdisciplinaridade 

      Bonetti, Sandra Paula; Debortoli, Solange Fernandes Barrozo; Batistela, Everton Marcos; Vismara, Lilian de Souza (Unila, 2014-10)
      A educação é direito e bem importante ao desenvolvimento do ser humano e da sociedade em geral, por isso é uma política em disputa. De um lado, temos a classe dominante, que na corporação do capital detém o poder e manobra ...
    • Educação em direitos humanos e acesso a informação, na educação de jovens e adultos 

      Siqueira, Ana Paula de Moraes de; Vaz, Ana Luiza Vidal; Velho, Amanda Caroliny Melnik; Dantas, Rosilania da Rocha (Unila, 2014-10)
      Este relato de experiência aborda algumas reflexões das bolsistas-PIBID, sobre o desenvolvimento do projeto de criação de um jornal na turma da EJA em uma escola municipal de Curitiba/PR. Tendo como aporte teórico Paulo ...
    • Educação em direitos humanos: um trabalho inicial na periferia de Curitiba 

      Good, Caroline; Rosa, Jaqueline Ferreira da; Rocha, Larissa Amaro da; Dubiaski-Silva, Janete (Unila, 2014-10)
      Mesmo após o processo de democratização dos países latino-americanos, a violação dos Direitos Humanos se mantém até hoje por meio, principalmente, das desigualdades econômicas. Foi questionada a realidade atual dos alunos ...
    • Educação em saúde no ensino fundamental: relato de experiência 

      Borges, Angela Israel Graeff; Girardi, Camila; Camboin, Franciele Foschiera (Unila, 2014-10)
      Trata-se de relato de experiência de ação docente proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A atividade foi ...
    • Educação física e o corpo na escola 

      Marcos, William; Hul, Felipe; Candido, Eliton Eduardo; Velozo, Emerson Luís (Unila, 2014-10)
      Objetivou-se investigar os limites e as possibilidades de trabalhar com o tema corpo nas aulas de Educação Física, com alunos do 3o ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira de Irati PR. A escola ...
    • Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS 

      Vinha, Maria Lúcia; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano; Simeon, Maria Cristina (Unila, 2014-10)
      Este trabalho buscou analisar a relação entre os princípios norteadores do Sub Projeto “Pedagogia-Educação Infantil”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, e as demandas das Escolas ...
    • Educação matemática num projeto interdisciplinar 

      Barreto, Edivania Ruvinski; Goulart, Marceli Behm (Unila, 2014-10)
      Pesquisadores na área educacional têm discutido sobre as dificuldades apresentadas no ensino e aprendizagem da matemática. As dificuldades são notadas nos resultados negativos obtidos com muita frequência nas suas ...
    • Educação superior utilizando praticas educacionais efetivas de ensino e aprendizagem - proposta do uso de jogos para valoração do conhecimento em sala de aula 

      Araújo, Danieli Barbosa; Pereira, Roberta (Unila, 2014-10)
      A educação superior é à base de formação para uma profissão. Dentro da academia, toda base e preparação são ofertadas para que o futuro profissional desempenhe da melhor forma a profissão que escolheu, entrando na posição ...
    • Educando Crianças 

      Simeoni, Maria Cristina; Barbosa, Maria Aparecida Fermino; Carvalho, Gabriela Fontana de; Oliveira, Isabela Gonçalves de (Unila, 2014-10)
      Este artigo é uma análise entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (2013) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (1998), comparando o significado dado do ...
    • Educar com Mídias: um diálogo com Paulo Freire 

      Paula, Mariana Parmigiani de; Silva, Roberta Anselmo da; Bais, Dulce Dirclair Huf (Unila, 2014-10)
      Este trabalho integra o subprojeto Pedagogia1, intitulado “Tecnologias Digitais e Formação de Professores: integração curricular de diferentes ferramentas para a aprendizagem no ensino fundamental”, vinculado ao Projeto ...
    • O educar na educação de tempo integral: Desafios para a iniciação a docência 

      Przyvara, Alice de Lima; Franke, Queli Jovilda Marques; Giongo, Rosana Nascimento; Zanella, José Luiz (Unila, 2014-10)
      Vivencia-se um momento no qual o distanciamento da construção e aquisição de valores afetivos reflete no espaço escolar, em indisciplina, violência, falta de respeito com professores, coordenadores colegas e consequentemente, ...
    • Educar para a Socialização 

      Gomes, Anderson; Almeida, Any Caroliny Bevilaqua de (Unila, 2014-10)
      No presente trabalho abordaremos de maneira sucinta o problema da educação em relação à sociedade e o indivíduo, sugerindo uma socialização de conceito cosmopolita. Para tanto nos auxiliaremos com escritos de cunho ...
    • A elaboração de uma sequência didática sobre ligação química subprojeto Pibid química uem: um relato de experiência 

      Oliveira, Lilian Cristina Costa Alecrim de; Ribeiro, Fernanda Aparecida; Silva, Gislaine da; Buffolo, Késsya Mendonça (2014-10)
      A partir da análise e discussão sobre as atividades desenvolvidas por um grupo de bolsistas integrantes do projeto PIBID-Química/UEM, elaborou-se este trabalho, objetivando relatar e refletir sobre as contribuições geradas ...
    • O encantar pela biologia: herbários didáticos 

      Dias, Raquel Rodrigues; Engelage, Uana Carine; Vendruscolo, Giovana Secretti (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma das atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Biologia no PIBID. A atividade de montagem de herbários didáticos, que se deu com estudantes do 2o ano do ensino ...